Luciano Mello é um compositor, cantor e músico brasileiro. Algumas das suas obras foram gravadas por Elza Soares ou Marina Lima, entre outros nomes da MPB.
O artista, que vive atualmente em Braga, editou quatro álbuns, além de singles, EPs e inúmeras bandas sonoras compostas para teatro, dança e algumas incursões pelo cinema. Conhecido pelas suas composições, o seu nome destaca-se também pelos espetáculos de lançamento dos seus álbuns, verdadeiras performances multimédia em que vídeo, música eletrónica e acústica dialogam, proporcionando ao público uma experiência de imersão ímpar. Para Elza Soares, a quem no Brasil chamavam de Deusa, Luciano Mello era um dos seus compositores favoritos.
Com a vida absolutamente ligada à produção musical, já esteve à frente de produções com o lendário compositor contemporâneo erudito Leo Masliah, Arthur de Faria, Marina Lima, Vitor Ramil (parceiro musical de Luciano Mello e de Jorge Drexler), entre outros grandes artistas.
Luciano Mello é o criador do conceito Orchestra Falsa, uma orquestra construída de samples de gravações antigas, que eleva a sonoridade única das suas produções.
Esta é a lista de 10 músicas de autores que o artista partilhou connosco, com algumas notas que justificam as suas escolhas:
"Esta é a playlist mais difícil que já fiz, nunca parei pra pensar qual era a nacionalidade dos compositores. Sou compositor e sei que na música isso é o que menos importa, música é o território livre, é onde se pode e se deve ser livre, inclusive das fronteiras, por isso, escolhi apenas artistas que demonstram esse conceito e que rompem fronteiras."
Vanessa Longoni - "O Ladrão"
"Compositores: Francisco Ribeiro - Gabriel Gomes - Pedro Magalhães - Rodrigo Leão - Teresa Salgueiro. Vanessa Longoni é uma das cantoras mais contemporâneas e inquietas do Brasil e talvez a única ou uma das únicas cantoras brasileiras que neste momento gozam da sua plenitude vocal com um timbre que junta, ao mesmo tempo, delicadeza e agressividade. Acho um momento divino quando ela interpreta O Ladrão, canção gravada primeiramente pelo grupo Madredeus."
Maria João - "Tenho um Verdadeiro Amor"
"Compositor: João Farinha. Maria João é uma das minhas cantoras preferidas, não tem medo, ousa, avança, é mais atual que quase todos os artistas novos que por aí andam, ousadia não tem idade. Maria João deve dar nó na cabeça de todo e qualquer conservador, deve fazer muita gente que se acha jovem, criativa e radical repensar seus conceitos."
Caetano Veloso - "Estranha Forma de Vida"
“Compositores: Alfredo Duarte - Amália Rodrigues. Aqui há uma junção que me impressiona: um dos maiores ícones brasileiros cantando um dos maiores ícones portugueses: Caetano Veloso interpreta Amália Rodrigues."
Maria Bethânia - "Balada de Gisberta"
"Compositor: Pedro Abrunhosa. Mais uma vez, dois ícones. Uma de minhas artistas e cantoras brasileiras favoritas com um dos meus artistas e compositores portugueses preferidos. Balada de Gisberta, de Pedro Abrunhosa na voz de Maria Bethânia. Esta canção traz uma história triste, tantas vezes tratada com desleixo, com desrespeito, o assassinato de Gisberta, uma brasileira em situação de miséria a viver escondida em uma obra abandonada na Cidade do Porto. Viva a coragem de quem não se cala, vivam Maria Bethânia e Pedro Abrunhosa."
Pedro Abrunhosa - "Não Tenho Mão em Mim"
"Compositor: Pedro Abrunhosa. Amo a ousadia do Pedro Abrunhosa, música não pode ser medo, música é coragem, não acredito em nenhum artista que tenha medo da música. Não creio em devoção pela música, nem por nenhum estilo musical, música é subversão."
Cida Moreira - "Dona Philippa de Lencastre"
“Compositor: André Luiz Oliveira sobre poema de Fernando Pessoa. Cida Moreira é umas das maiores e mais ousadas e mais viscerais cantoras brasileiras. Em 1986, vários artistas foram reunidos em um só álbum para gravarem a versão musicada de Mensagem. Este é um poemas do citado livro Mensagem de Fernando Pessoa, seu único livro publicado em vida. Estes poemas ligam o Portugal e Brasil, para o bem e para o mal."
Milton Nascimento feat. Wayne Shorter - "A Barca dos Amantes"
"Compositores: Milton Nascimento - Sérgio Godinho. Amo esta gravação, é uma das músicas prediletas da minha adolescência. Acho esta uma magnífica composição feita por um um brasileiro que, além de grande compositor, é uma das maiores vozes do mundo, Milton Nascimento e um Português, Sérgio Godinho, um dos meus compositores prediletos."
Secos & Molhados - "Sangue Latino"
"Compositores: João Ricardo - Paulinho Mendonça. Secos & Molhados foi uma das bandas brasileiras mais importantes e revolucionárias dos anos 1970, o que pouca gente sabe é que seu idealizador e principal compositor, João Ricardo, é português."
Nara Leão - "Grândola Vila Morena"
"Compositor: Zeca Afonso. Esta é, para mim, uma canção altamente simbólica, representativa da liberdade. Enquanto no Brasil também vivíamos (e hoje voltamos às mesmas) uma terrível e sanguinária ditadura, Portugal avançou e foi contra seus opressores. Grândola Vila Morena foi a senha para sincronizar a retomada da democracia. Nara Leão foi uma das cantoras mais libertárias do Brasil, gosto de ouvi-a a cantar esta obra."
Chico Buarque - "Fado Tropical"
"Compositores: Chico Buarque - Ruy Guerra. Mais uma mescla. Chico Buarque é brasileiro, mas Ruy Guerra tem nacionalidade portuguesa, nascido em Moçambique, quando esta ainda era colônia, portanto, português. A letra fala por si."
Todas as segundas sintoniza no site Gerador e descobre as Mesclas aqui.