Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.
OASis é um projeto europeu que junta autores internacionais com comunidades locais. Promovido pelo Gerador em colaboração com o Goethe-Institut em Lisboa, o OASis Lisboa integra o projeto europeu OASis – Open Art Spaces in Synergy, que pretende criar uma rede de espaços criativos abertos e gratuitos, com o objetivo de reduzir barreiras de entrada no mundo da arte. Envolve 13 espaços interdisciplinares em 10 países, promovendo centros culturais que cruzam práticas locais com intercâmbios internacionais.
O OASis Lisboa quer reforçar a ligação do Goethe-Institut à comunidade local, com enfoque em pessoas com mais de 50 anos.
Descobre aqui as propostas e artistas que farão parte da residência artística OASis Lisboa
Ieva Ragauskaite
Archived Appetite
Inês Abreu
STÜTZPUNKTE
Julia Lehmann
Inner Landscape: Emotions Typed in Lisbon
Martina Di Gennaro
SUSPENSION≠ECLIPSE
Naina Costa
Fragmentos de Memória
Alex d’Alva Teixeira
DJ 50+
Beatriz Brajal
Jardim por Dentro
Maria Caetano Vilalobos
Spoken World
As pessoas selecionadas para as residências artísticas vão intervir numa de 5 zonas do edifício do Goethe-Institut em Lisboa. O instituto cultural de âmbito internacional da República Federal da Alemanha está, em Lisboa, localizado no histórico Palácio Valmor, no Campo dos Mártires da Pátria, num incrível espaço com um ambiente multifacetado que podes espreitar aqui.
Quando se entra, esta é a primeira área de contacto e o ponto de partida para outras zonas do edifício. Fica junto à recepção e às escadas que levam para a cafetaria ou para a biblioteca e jardim.
Um espaço de encontro à mesa, quer às refeições, quer para estudar ou trabalhar. É frequentado diariamente por muitas pessoas e fica junto à entrada do Auditório, onde regularmente há eventos.
Onde a cultura e a língua alemã se encontram entre livros, revistas e jornais em língua alemã e portuguesa. Há mesas de trabalho individuais e sofás para descontrair neste espaço de estudo, trabalho e eventos.
Uma extensão da biblioteca, permitindo à comunidade fazer uso das mesas e cadeirões para ler e trabalhar em ambiente de jardim. A entrada faz-se exclusivamente pela biblioteca.
Um oásis no centro de Lisboa, com um dragoeiro centenário e plantas exóticas da Ásia, África e América do Sul, misturadas com vegetação autóctone. Tem a esplanada do café e recebe regularmente eventos.
Descobre aqui o que não podes deixar escapar
As candidaturas encerraram no dia 31 de maio às 20:00, GMT.
O projeto OASis é composto por uma rede de 14 parceiros oficiais e inúmeras organizações associadas. Sabe mais aqui.