Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.
OASis é um projeto europeu que junta autores internacionais com comunidades locais. Promovido pelo Gerador em colaboração com o Goethe-Institut em Lisboa, o OASis Lisboa integra o projeto europeu OASis – Open Art Spaces in Synergy, que pretende criar uma rede de espaços criativos abertos e gratuitos, com o objetivo de reduzir barreiras de entrada no mundo da arte. Envolve 13 espaços interdisciplinares em 10 países, promovendo centros culturais que cruzam práticas locais com intercâmbios internacionais.
O OASis Lisboa quer reforçar a ligação do Goethe-Institut à comunidade local, com enfoque em pessoas com mais de 50 anos. Assim, até 31 de maio de 2025, autores, criadores, artistas e investigadores de diversas áreas são convidados a apresentar propostas que promovam o envolvimento da comunidade ao longo de todo o processo criativo, especialmente durante a residência artística.
São elegíveis pessoas que não tenham nacionalidade portuguesa residentes em Portugal e pessoas residentes noutros países da União Europeia ou nos países adicionais abrangidos pelo Programa Europa Criativa.
Descobre em baixo as condições
Fee para o autor no valor de 1.300 eur, incluindo impostos.
Fee para compra de material e produção no valor máximo de 400 eur. Os gastos na compra de material e na produção têm de ser aprovados pelo Gerador antes da compra.
Apoio às despesas de deslocação até um máximo de 300 eur, contra recibo.
Alojamento em Lisboa durante o período da residência. Todas as refeições serão asseguradas pelo Gerador.
Sala com 28,8m2 para espaço de trabalho durante o período da residência.
As pessoas candidatas ao programa de residências artísticas são convidadas a escolher uma de 5 zonas de intervenção para a sua obra, no edifício do Goethe-Institut em Lisboa. O instituto cultural de âmbito internacional da República Federal da Alemanha está, em Lisboa, localizado no histórico Palácio Valmor, no Campo dos Mártires da Pátria, num incrível espaço com um ambiente multifacetado que podes espreitar aqui.
Quando se entra, esta é a primeira área de contacto e o ponto de partida para outras zonas do edifício. Fica junto à recepção e às escadas que levam para a cafetaria ou para a biblioteca e jardim.
Um espaço de encontro à mesa, quer às refeições, quer para estudar ou trabalhar. É frequentado diariamente por muitas pessoas e fica junto à entrada do Auditório, onde regularmente há eventos.
Onde a cultura e a língua alemã se encontram entre livros, revistas e jornais em língua alemã e portuguesa. Há mesas de trabalho individuais e sofás para descontrair neste espaço de estudo, trabalho e eventos.
Uma extensão da biblioteca, permitindo à comunidade fazer uso das mesas e cadeirões para ler e trabalhar em ambiente de jardim. A entrada faz-se exclusivamente pela biblioteca.
Um oásis no centro de Lisboa, com um dragoeiro centenário e plantas exóticas da Ásia, África e América do Sul, misturadas com vegetação autóctone. Tem a esplanada do café e recebe regularmente eventos.
As pessoas selecionadas vão percorrer estes três passos
Após a seleção dos projetos, os autores terão um período de tempo para completarem a concepção e iniciarem a produção das suas propostas. Ao longo deste período existirão reuniões regulares de acompanhamento com o Gerador.
A residência, com duração de 5 dias úteis, serve para finalizar os projetos em desenvolvimento. As atividades na residência artística devem contemplar interação com a comunidade local e culminam na apresentação de um output a partilhar na Mostra Percurso Artístico.
De 12 de novembro a 12 de dezembro de 2025 as obras desenvolvidas serão apresentadas numa mostra em conjunto com outras três obras realizadas por artistas locais, nos vários espaços do Goethe-Institut em Lisboa.
Descobre aqui o que não podes deixar escapar
Clica no botão abaixo para leres em detalhe o regulamento que orienta todo o programa.
Depois de leres o regulamento, clica no botão abaixo para ires até ao formulário onde podes submeter a tua candidatura.
O projeto OASis é composto por uma rede de 14 parceiros oficiais e inúmeras organizações associadas. Sabe mais aqui.