A 2.ª edição do Artística Festival, vai decorrer em Évora, de 4 a 8 de Março, levando o feminino a diversos espaços da cidade.

Promovido pela Câmara de Évora, o festival tem como objetivos “promover e divulgar a criação e o trabalho artístico de mulheres e de expressões do feminino”, o que integra a participação de pessoas que não sejam do sexo feminino, assim como “promover e praticar o livre acesso à cultura”, apresentou  a organização à LUSA.

Nos cinco dias de programção,  estarão presentes as artes visuais, o cinema, a literatura, a música e o teatro. No dia inaugural, destaca-se a projecção do  filme “Mulheres do meu país”, de Raquel Freire, no Auditório Soror Mariana, no dia seguinte, uma conversa sobre o tema “Ser Mulher na Sociedade e na Cultura”, com várias convidadas, e uma sessão de leitura de poesia erótica, por Elisabete Piecho, com poemas recolhidos da obra “Antologia de Poesia Portuguesa Erótica e Satírica”, de Natália Correia, bem como o teatro de marionetas, com o espetáculo para famílias “A Árvore Cantada”, interpretado por Cátia Vieira, da Companhia Bipolar, no palco da Sociedade Harmonia Eborense (SHE). No dia 6 um ‘showcase’ da cantora marroquina Soukaina Fahsi e um concerto da moçambicana Lenna Bahule, na Igreja de S.Vicente. No dia 7, as propostas serão uma sessão de contos “É pró Menino e prá Menina”, com Susana Cecílio, na Associação é Neste País, e a representação da peça “(M)arço (M)ulher SHE 2020”, do Teatro do Oprimido e da autoria de Cláudia Lazaro, na Igreja de São Vicente.

O penúltimo dia do festival  conta com a inauguração da instalação “Eu, Elas, Nós”, da autoria da artista de artes visuais Anabela Calatroia, o ‘showcase’ intitulado “O lado de dentro”, de Joana Ricardo e Mariana Correia, e a actuação da artista brasileira Bia Ferreira, na Igreja de S. Vicente, assim como o concerto de Momma T, de Portugal, na SHE, completam a programação de dia 07. Joana Amendoeira encerrará o Festival, na Igreja de  S.Vicente.

Sabe mais aqui.

Texto de Raquel Botelho Rodrigues
Fotografia de Adrien Converse, Via Unsplash