Foram anunciadas as primeiras confirmações da 7.ª edição do Westway LAB – Festival, Conferência e Criação. O evento, que acontece anualmente desde 2014 em Guimarães, está agendado para os dias 15 a 18 de abril com foco nos filmes-concerto.

O programa vai contar com o realizador Rodrigo Areias, que vai estrear o filme Surdina, com banda sonora ao vivo protagonizada por Tó Trips, a 18 de abril. Destaca-se, ainda, A Casa na Praça Trubnaia, de Boris Barnet, com música tocada ao vivo por Mão Morta Redux. Rob Challice, da Paradigm Agency, foi confirmado como o primeiro keynote speaker internacional do festival.

Nesta edição, a organização pretende dar destaque aos filmes-concerto, de forma a promover “a dimensão audiovisual como uma forte experiência imersiva a ser vivida nos dias do festival”, pode ler-se. A fusão da música com cinema não é inédita no Westway LAB, uma vez que o festival já recebeu a seleção especial de curtas com curadoria do SXSW Film, em 2016.

Em relação às conferências, além de Rob Challice, o Palácio Vila Flor conta com a presença da Westway PRO, INES e WHY Portugal Event. Algumas das bandas a subir ao palco vimaranense são Misia Furtak, AKA Neomi, Carnival Youth, Hickeys, entre outras. Apesar de o cartaz completo ainda não ter sido revelado, sabe-se que concorreram mais de 1200 bandas ao Open Call dos City Showcases.

Texto por Gabriel Ribeiro
Fotografia via press release

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.
westway-lab-guimaraes