fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

FIMFA Lx. Festival de Marionetas e Formas Animadas regressa a Lisboa

O FIMFA Lx – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas volta a estabelecer, em…

Texto de Redação

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

O FIMFA Lx - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas volta a estabelecer, em Lisboa, o ponto de encontro internacional do teatro de marionetas contemporâneo. De 4 a 23 de maio, mais de dez companhias nacionais e internacionais vão apresentar espetáculos em oito salas da capital. Resistência e o recomeço é o mote da programação.

No ano em que assinala 21 anos de existência, a abertura do festival terá lugar a 4 de maio no Teatro Nacional D. Maria II, com uma criação inspirada num dos grandes clássicos da literatura, Moby Dick. Um espetáculo da companhia Plexus Polaire, proveniente de França e da Noruega, que conta com cinquenta marionetas, projeções de vídeo, uma orquestra submersa e uma baleia-marioneta em tamanho real.

O São Luiz Teatro Municipal recebe Chaika, um solo para uma atriz, e uma marioneta de tamanho humano, livremente inspirado em A Gaivota de Tchékhov; Optraken, da companhia francesa Galactik Ensemble, que promete surpreender com a arte da queda; The Puppet-Show Man é uma criação com marionetas tradicionais de luva chinesas; e Maiakovski - O Regresso do Futuro, uma criação do Teatro de Ferro e do Teatro de Marionetas do Porto, que juntos constroem uma máquina do tempo para ressuscitar o poeta russo.

Pelo Teatro do Bairro passarão Petites Fables, um espetáculo onde Agnès Limbos, conceituada artista do teatro de objetos, apresenta quatro pequenas fábulas que são como um diário de viagem; Concerto para uma árvore, com criação e interpretação de Fernando Mota, que marca o início de uma pesquisa à volta de objetos sonoros criados a partir de árvores e materiais naturais; e Ambregris, da companhia francesa Les Antliaclastes, uma criação que aborda o mito do ventre da baleia e a busca pelo âmbar-cinzento, misturando Pinóquio, o capitão Ahab e Jonas, e utilizando marionetas de fios, de vara, de luva e sombras.

Já no Teatro Taborda, os Bonecos de Santo Aleixo, tradicionais do Alentejo e únicos no mundo, apresentam Auto da Criação do Mundo, um espetáculo dedicado a famílias e acompanhado de guitarra portuguesa e muitas cantigas.

O LU.CA - Teatro Luís de Camões recebe Branco como a noite e claro como o Preto, uma criação da companhia alemã Thalias Kompagnons, que, através de um técnica especial de pintura ao vivo, criará uma viagem de descoberta para destemidos e curiosos, e Bakéké, um espetáculo de novo circo e manipulação de objetos destinado a famílias.

No Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, os espetáculos são também para ver em família e ao ar livre. A Limite Zero apresenta o tradicional Teatro Dom Roberto, com as suas peripécias, lutas e outras recriações, enquanto a companhia Radar 360º apresenta Histórias Suspensas, um dos espetáculos de encerramento do festival, que inclui um cenário de grandes dimensões, onde é possível fabricar sonhos e guardar segredos.

Este ano, o FIMFA Lx estende-se ainda ao Centro Cultural da Malaposta com Cinderela, um espetáculo do Teatro de Marionetas do Porto, destinado aos mais pequenos, que propõe uma nova abordagem a esta história tradicional, onde cabem muitas personagens saídas de outros contos de fadas.

“Resistir, recomeçar, renovar, reconstruir, reinventar - são as palavras- chaves para este ano. Ainda não será possível soprar as 21 velas ‘abraçados’, mas esperamos ansiosamente poder ver no palco, e ao vivo, os artistas a darem vida a todo o tipo de objetos, criando universos fantásticos em que tudo pode ganhar forma, num percurso desenhado pela memória, mito, equilíbrio, engenho, superação e espanto.”, referem Luís Vieira e Rute Ribeiro, diretores artísticos do FIMFA Lx, sobre a edição deste ano.

Fotografia de ©Jeff Lefranc (espectáculo "Ambregris")

Se queres ler mais entrevistas sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

17 Abril 2025

Estarão as escolas preparadas para os desafios apresentados pela IA? O caso de Portugal e da Bélgica 

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0