Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Opinião de Joana Guerreiro da Silva | ZERO

Comunicabilidade

Vitorino Nemésio*, sobre o Verão, dizia que a temperatura condiciona o pensamento, que cria uma…

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Vitorino Nemésio*, sobre o Verão, dizia que a temperatura condiciona o pensamento, que cria uma certa euforia, e que essa euforia desencadeia acidentes. Esses acidentes, prossegue, não são mais que manifestações da incomunicabilidade com o meio, da desatenção ao entorno. É este o conceito de comunicação que, por tão único e abrangente, rege as linhas que vos trago.

A fraca atenção que prestamos ao meio onde vivemos - devido à velocidade, às preocupações, às necessidades, ao ritmo de cada um - está na base da irresponsabilidade de muitas das nossas escolhas do dia-a-dia, e é neste ponto que um discurso sobre um tema tão diverso pode ter tanto significado em matéria de consumo. Se questionarmos o porquê de cada compra, veremos que muitas das aquisições são desprovidas de um sentido realmente válido. Ao invés, se procurarmos comunicar com aquilo que nos rodeia, se, ao adquirirmos, assumirmos um compromisso com o objeto, um compromisso de cuidar, de usar e reusar (porque é esse o seu propósito), de manter - em suma, se prestarmos atenção! - cada coisa encontrará o seu lugar e fará sentido. Se escolhermos as maçãs de forma criteriosa, quando as comermos essa consciência retornará; se comprarmos uma camisola com atenção à sua origem, material, versatilidade, durabilidade e fim de vida, ela fará sentido durante muito mais tempo; se chegarmos ao ponto de produzir um alimento ou um objeto, ele refletirá o diálogo interior que aconteceu. Comunicar, criar um compromisso é efetivamente uma atitude altruísta - altruísta connosco, com o outro, com quem produz, com a matéria-prima, com o Planeta - e assim, de uma forma tão simples, podemos dar sentido a muitas das nossas ações.

“O Verão vai longo e a comunicação difícil”, dizia o professor e poeta Vitorino Nemésio em agosto de 1971.


* Série “Se bem me lembro” de 1971, sobre o tema “Verão”, da autoria de Vitorino Nemésio, em: https://arquivos.rtp.pt/conteudos/a-mentalidade-de-verao/

-Sobre Joana Guerreiro da Silva-

Arquiteta de formação pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, fez Estudos Avançados em Reabilitação do Património Edificado pela Faculdade de Engenheira da Universidade do Porto. Interessada pela fotografia, trabalhou em audiovisuais em Viena, Áustria, documentando os dois últimos dois anos da obra do Campus Wirtschaftsuniversität Wien, de onde resultaram várias publicações em diversos suportes. Colaborou em vários ateliers de Arquitetura e atualmente trabalha como Arquiteta da Divisão de Licenciamento e Gestão Territorial da Câmara Municipal de Odemira e frequenta o segundo ano da Licenciatura em Agronomia do Instituto Politécnico de Beja.

Texto de Joana Guerreiro da Silva | ZERO
Fotografia da cortesia de Joana Guerreiro da Silva

As posições expressas pelas pessoas que escrevem as colunas de opinião são apenas da sua própria responsabilidade.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

21 Abril 2026

Multilinguismo? O controlo da diversidade cultural na UE

7 Abril 2026

Valério e Gonçalo vão à luta

24 Março 2026

Um mergulho na Manosfera

10 Março 2026

Depois vieram os trans

24 Fevereiro 2026

Protocolo racista, branquitude narcísica

10 Fevereiro 2026

Presidenciais e Portugal – algumas notas

27 Janeiro 2026

Museu dos sapatos

13 Janeiro 2026

A Europa no divã

24 Dezembro 2025

Medo de assentar

10 Dezembro 2025

Dia 18 de janeiro não votamos no Presidente da República

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 abril 2026

Ensino Superior: promessa de futuro ou espaço de incerteza?

Para muitos jovens o ensino superior continua a ser o percurso natural, quase obrigatório, para garantir um futuro melhor. Apesar disso, nem todos os que escolhem seguir este caminho encontram uma realidade correspondente às expetativas. Neste projeto, procuramos perceber, através de uma reportagem aprofundada e testemunhos em vídeo, o que está realmente a em causa no ensino superior em Portugal. O que está a afastar os jovens? O que os faz ficar ou sair? E, sobretudo, que país estamos a construir quando estudar se transforma num privilégio ou num risco.

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0