No dia 17 de novembro o artista Samson Kambalu refletirá a sua produção fílmica relacionada com o uso de máscaras nos rituais da irmandade Nyau, na Culturgest, pelas 18h30.
Sociedade Secreta: Cinema Nyau e a Problemática da oferenda é o tema do ciclo que o artista dedica a uma sociedade secreta do Malawi onde a prática do dom é uma questão central.
Olhando para o "sincretismo da cultura deste país africano, que Kambalu estende para movimentos filosóficos e artísticos de origem europeia, como o Dadaísmo, o Surrealismo e o Situacionismo", o objetivo da conversa é também traçar trajetos de projecionistas de cinema ambulante na época colonial com as histórias de políticas emancipatórias, referindo algumas figuras radicais do pan-africanismo como John Chilembwe (Malawi) e Clement Kadalie (África do Sul).
Nyau é composto por diferentes clips a preto e branco, sem qualquer som, que captam as actuações dos rituais da irmandade em diferentes lugares do mundo.
Samson Kambalu é um artista Malawi, nascido em 1975, tendo-se estabelecido no Reino Unido no início do século XXI. O seu trabalho ganhou reconhecimento internacional quando foi incluído na exposição central da Bienal de Veneza, em 2015.
Local: Pequeno Auditório da Culturgest, Lisboa;
Horário: quarta-feira, pelas 18h30;
Bilhetes: entrada gratuita com levantamento de bilhete prévio (30 minutos antes).