fbpx
Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Alfredo Cunha: “(…) No dia em que deixar de fotografar é porque morri”

É no alto Minho, na freguesia de Valdreu, no concelho de Vila Verde, num lugar…

Texto de Isabel Marques

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

É no alto Minho, na freguesia de Valdreu, no concelho de Vila Verde, num lugar com meia dúzia de casas que em junho, no domingo anterior ao dia de Santo António, centenas sobem ao cimo da serra, em direção ao santuário, para pedir proteção para os seus animais e, nalguns casos, para as pessoas também.

Nesse dia, o largo do Santuário de Santo António de Mixões da Serra enche-se de devotos que levam vacas, cavalos, cabras, cães, gatos e até pombas para a bendição. Reza a história que tal garante a proteção dos animais, saúde e bons produtos como leite ou ovos.

Durante mais de 20 anos, desde junho de 1996, Alfredo Cunha, fotojornalista e ilustrador de vários livros, acompanhou esta romaria tradicional através da sua arte: a fotografia. O resultado final está agora em exposição, até 23 de janeiro, no Museu de Lisboa - Santo António e chama-se "A benção dos animais". O projeto reúne cerca de 30 fotografias a preto e branco.

Tendo como pano de fundo o ambiente místico da serra minhota, o Gerador esteve à conversa com Alfredo Cunha sobre os desafios e as motivações de fotografar durante duas décadas esta tradição do Alto Minho. Ao longo da conversa, o fotógrafo procurou ainda refletir acerca da sua fotografia e sobre as histórias que o marcaram ao longo deste desafio.

Gerador (G.) – É sobre a romaria de Santo António Mixões da Serra, em Vila Verde, nomeadamente, acerca da tradição da "A benção dos animais” que recai a sua nova exposição fotográfica, no Museu de Lisboa. No total, são cerca de 30 fotografias em exibição que retratam 20 anos de trabalho de captura. Como é que começou esta ligação especial com esta tradição minhota? O que o impulsionou a trabalhar com esta realidade?


Alfredo Cunha (A.C) – Isto é um projeto que tem milhares de fotografias... As de exposição são uma coisa muito residual. Existem dois livros sobre o assunto e é um tema que acompanho há mais de 20 anos. Teria de ser algo com vida. Esta já é a terceira exposição que faço desta temática. Infelizmente, só esta que está em Lisboa é que teve visibilidade.

G. – Como referia agora este trabalho resulta de mais de duas décadas de acompanhamento. Que principais mudanças sentiu com o passar dos anos, nomeadamente, no que toca ao ambiente? E, relativamente às gerações que a frequentavam? 

A.C – Sim! Essencialmente a perda do conceito dos mais antigos. Agora está a ser frequentada por gente mais nova e desapareceu praticamente o gado bovino.

G. – Sente então que é uma arte em risco de extinção?

A.C – Não, eu acho que ela vai continuar e se vai transformar noutra coisa qualquer, mas estou convencido que há de continuar. Agora vão cavalos, cães, animais de estimação porque no fundo existe um pretexto muito forte que é o da festa. O Minho é um grande argumento.

G. – No domingo anterior ao dia de Santo António centenas sobem a serra até ao santuário para pedir proteção para os seus animais e nalguns casos para as pessoas também. Fazendo uma retrospetiva das fotografias obtidas, acima de tudo, que sentimentos lhe foram prioritários de transpor nelas? 

A.C – Na primeira vez que fui lá, em 1996, fiquei absolutamente surpreendido porque pensava que aquele Portugal já não existia e de facto é quase como uma viagem no tempo. A forma como aquilo surgia... Eu vinha de viver de Lisboa quase 30 anos e quando fui fotografar aquilo pela primeira vez fiquei completamente surpreendido pelas caraterísticas das fotos.

G. – Por exemplo, uma destas caraterísticas [ das fotografias] recai sob a particularidade da escolha da captura a preto e branco. Porquê?

A.C – Isso é a minha forma de me exprimir como fotógrafo e como autor. O preto e branco é a minha forma de expressão. É uma opção. Na minha opinião, a cor introduz ruído desnecessário e a cor distrai-nos da forma e para mim o mais importante é a forma. A forma é o que interessa. A cor não acrescenta nada nas minhas fotografias.

G. – Além destas fotografias nasceu também o livro “A benção dos animais de Santo António Mixões da Serra”. Esta foi outra das formas de eternizar este património cultural e, essencialmente, de projetá-lo para gerações futuras?


A.C – Sim, é o que fica. As exposições são coisas provisórias, mas os livros ficam. É uma espécie de arquivo de informação, é a memória futura. Se bem que hoje também já possa ser disponibilizada digitalmente através dos novos meios de internet, slide show e bancos de dados, mas de qualquer das formas continuo a privilegiar o livro.

G. – Da totalidade de fotografias há alguma que o marque de uma forma particular?

A.C – É difícil porque é uma cerimónia que a mim me agradou bastante, mas é óbvio que as fotos que estão nas capas são as fotos que me agradam mais, nomeadamente, a primeira foto da capa e da contracapa. É um senhor com as miniaturas de umas vaquinhas em cera, são os votos que vão pedir. Por exemplo, se é um cão levam uma imagem de um animal, se é uma pessoa levam a imagem dessa pessoa. Essas imagens são compradas lá no santuário, são benzidas, e essa é uma das formas de fazer um pedido ao Santo António.

G. – E, relativamente a histórias… Por exemplo, com alguma pessoa em particular ou com algum momento em particular?  


A.C – Histórias é que não faltam.... Há um momento que a mim me marcou muito, nomeadamente, quando vejo aquela multidão a subir a montanha, no Alto Minho, a 15/20 quilómetros de Vila Verde, no meio do nevoeiro, com o padre à frente, com uma cruz…. É quase uma imagem épica. Aquela foi a imagem que me conquistou para aquele trabalho.

G. – Particularizando um pouco sobre si...Nem sempre a arte da fotografia esteve nos seus planos. Como é que alguém que nunca viu na fotografia vida já faz desta arte carreira há mais de 50 anos?

A.C – Sim! Eu sou filho de um fotógrafo... A fotografia está na família há mais de 100 anos. Inicialmente, eu tinha uma relação muito má com fotografia porque para mim, na minha juventude, na minha infância, implicava trabalho ao domingo, ao fim de semana, nas férias, etc. E, eu como todos os meninos de 14/15 anos queria era ir para a praia. A fotografia significava mesmo trabalho, mas o meu pai teve o bom senso de me convencer e o que é certo é que tomei mesmo o gosto. Já lá vão 52 anos... Quer dizer quase 53 anos.

G. – E, é uma arte para continuar?

A.C – Eu não me vejo a fazer outra coisa. Acho que no dia em que deixar de fotografar é porque morri.

G. – Se lhe dessem a oportunidade que outras tradições gostava ainda de explorar pelo país?


A.C – Eu tenho fotografado pelo país todo enes tradições. Eu fotografo muito em Portugal e fora. Nunca perco uma oportunidade de fotografar. É evidente que gostaria de fazer projetos mais demorados, mas hoje não há dinheiro para essas coisas. Faço o que é possível...

Texto de Isabel Marques
Fotografias da Romaria de Santo António Mixões da Serra_Cortesia de Alfredo Cunha

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

24 Abril 2024

Lara Seixo Rodrigues: “É negada muita participação cultural a pessoas com deficiência”

17 Abril 2024

Marta Nunes: «A arte é sempre uma manifestação do espírito do seu tempo»

10 Abril 2024

Mariana Miserável: “Tem acontecido desenhar sobre a vulnerabilidade porque a acho honesta”

20 Março 2024

Fernando Rosas: “Vivemos a segunda crise histórica dos sistemas liberais do Ocidente”

18 Março 2024

Saad Eddine Said: “Os desafios do amanhã precisam ser resolvidos hoje”

6 Março 2024

Catarina Letria: «Diria que o cinema, talvez mais do que a fotografia, está muitas vezes na minha cabeça quando escrevo»

7 Fevereiro 2024

Sandra Araújo: “Qualquer Governo que venha vai ter que dar prioridade à questão da pobreza”

22 Janeiro 2024

Guilherme Proença: “A entropia é, possivelmente, o mecanismo de defesa da natureza”

3 Janeiro 2024

Amanhã com Helena Schimitz: “Nunca paramos para pensar muito no impacto que a violência tem na nossa vida”

21 Dezembro 2023

A resistência que dança: Capoeira e Danças de Rua como expressões de liberdade e identidade

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Práticas de Escrita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Pensamento Crítico [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Comunicação Digital: da estratégia à execução [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online ou presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

22 ABRIL 2024

A Madrinha: a correspondente que “marchou” na retaguarda da guerra

Ao longo de 15 anos, a troca de cartas integrava uma estratégia muito clara: legitimar a guerra. Mais conhecidas por madrinhas, alimentaram um programa oficioso, que partiu de um conceito apropriado pelo Estado Novo: mulheres a integrar o esforço nacional ao se corresponderem com militares na frente de combate.

1 ABRIL 2024

Abuso de poder no ensino superior em Portugal

As práticas de assédio moral e sexual são uma realidade conhecida dos estudantes, investigadores, docentes e quadros técnicos do ensino superior. Nos próximos meses lançamos a investigação Abuso de Poder no Ensino Superior, um trabalho jornalístico onde procuramos compreender as múltiplas dimensões de um problema estrutural.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0