fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Entre a Rua das Gaivotas e o CCB surge uma mostra de artistas emergentes da cena contemporânea portuguesa

De 8 a 13 de março, a Rua das Gaivotas 6 e o Centro Cultural…

Texto de Patrícia Nogueira

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

De 8 a 13 de março, a Rua das Gaivotas 6 e o Centro Cultural de Belém recebem o Festival Gaivotas ↔ Belém. Bruna Carvalho, Joãozinho da Costa, Luara Raio e Silvestre Correia são os artistas convidados desta primeira edição.

O Teatro Praga, o Espaço do Tempo e o Centro Cultural de Belém uniram esforços para a criação de um espaço que oferecesse visibilidade e reconhecimento a artistas emergentes da cena contemporânea portuguesa – o Festival Gaivotas ↔ Belém.

A primeira edição deste festival – programado e coordenado por Rui Horta e Pedro Barreiro – acontece de 8 a 13 de março entre a Rua das Gaivotas 6, um projeto do Teatro Praga que tem acolhido e apoiado artistas emergentes, privilegiando abordagens experimentais e divergentes, o Centro Cultural de Belém e ainda a O Espaço do Tempo, um centro de residências e incubadora de criação artística, um lugar transversal à maioria dos artistas da cena contemporânea nacional nos últimos 20 anos. Este último espaço irá acolher a preparação da maioria dos trabalhos apresentados e funciona como elo de ligação entre a dinâmica independente e tendencialmente experimental da Rua das Gaivotas 6 e a referência institucional e de grande visibilidade que é o CCB.

Penumbra de Bruna Carvalho

O festival começa no dia 8 de março, na Rua das Gaivotas 6, pelas 20h, com Joãozinho da Costa trazendo Fidjo Dji Tchon (8 e 9 de março). Segue-se Bruna Carvalho com Penumbra, no dia 9 e 10 de março, pelas 21h, na Black Box do CCB. A Rua das Gaivotas 6 volta a ser palco no dia 11 e 12 de março, pelas 20h, com Filme, de Silvestre Correia. A primeira edição termina na Black Box CCB com Luara Raio, com o espetáculo Apocalypso, no dia 12 e 13 de março, pelas 19h e 16h, respetivamente. Ainda no dia 13 haverá uma conversa pós-espetáculo, no CCB, sobre a primeira edição do festival.

Segundo o Teatro Praga, os artistas que fazem parte desta primeira edição “foram escolhidos pela singularidade das suas operações de composição, pelo rigor com que tratam os materiais que dão forma aos seus espetáculos e pelas suas personalidades artísticas altamente diferenciadas, representando a mais rica diversidade que constitui o tecido de criação emergente das artes performativas em Portugal”.

Bilhetes disponíveis, aqui.

Texto de Patrícia Nogueira
Fotografia de Alizee Jones

Se queres ler mais notícias, clica aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

29 SETEMBRO 2025

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0