Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Aveiro recebe em dose dupla “Karma” de Paulo Almeida

O quarto espetáculo de stand-up comedy a solo do humorista Paulo Almeida vai passar, nos…

Texto de Ana Margarida Paiva

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

O quarto espetáculo de stand-up comedy a solo do humorista Paulo Almeida vai passar, nos dias 29 e 30 de março, às 21h30, pela Casa do Estudante, em Aveiro.

Depois de esgotar salas de teatro de norte a sul do país em 2019 com o “Ódio de Estimação”, agora é a vez de “Karma”. “Um espetáculo que mostra que o humor mais corrosivo não é o pior que temos no mundo, que debate a cultura do cancelamento e põe assuntos cancelados e outros não cancelados na balança e que tenta mostrar que o humor é mesmo aquilo que o RAP [Ricardo Araújo Pereira] diz”, conta Bernardo Limas, fundador da Haff Delta, em entrevista ao Gerador. Em palco durante uma hora e quinze minutos, sempre num tom humorístico, Paulo Almeida reserva ainda espaço para “contar algumas histórias pessoais em que o karma se virou contra ele”, acrescenta.

Um evento planeado para ser como outro qualquer acabou por se transformar num evento em prol da solidariedade. “De repente rebentou esta guerra nojenta e asquerosa na Ucrânia e não conseguimos ficar indiferentes”, decidindo que todas as receitas de bilheteira serão entregues à UNICEF Ucrânia e à Cruz Vermelha Ucraniana. “Gosto especialmente de ajudar e contribuir com aquilo que sei fazer de melhor e isso também é válido para o Paulo Almeida e para a AAUAv”, confessa. Sendo assim, o objetivo máximo da organização gira principalmente em torno dos últimos acontecimentos em território ucraniano. Nas palavras de Bernardo Limas, “queremos gravar o espetáculo para o lançar numa plataforma qualquer e queremos esgotar as duas datas para dar o dinheiro de duas lotações esgotadas às entidades que escolhemos”.

Este projeto é uma criação do Paulo Almeida, em parceria com a AAUAv, com a Haff Delta e com a parceria institucional da República Portuguesa - Ministério da Cultura, sob o programa Garantir Cultura.

A Haff Delta é uma empresa que se dedica não só ao agenciamento de artistas, como também à consultoria, promoção e produção de eventos culturais, corporativos e sociais. De acordo com Bernardo Limas, o stand-up comedy é um elemento staple na Haff Delta e, tendo em conta os dias que correm, “com o prejuízo da saúde mental de tantas e tantas pessoas e com prejuízos maiores na vida de milhões de pessoas, acredito que continua a ser a cultura e o entretenimento que nos salvam”, defende.

Inspirado pelas palavras de Ricardo Araújo Pereira, o fundador da Haff Delta acredita que, com este espetáculo, “vamos atear muitas faíscas mas que terminamos a ser extintor”. Os bilhetes têm um custo de 5€ e já estão à venda na Ticketline e nos locais habituais. Podem contribuir com mais comprando o merch que a organização vai ter à venda ou doando em dinheiro na Casa do Estudante e na Sala Palco. A lotação é limitada.

Texto de Ana Margarida Paiva
Fotografia da cortesia de Bernardo Limas

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

6 Novembro 2025

Ovar Expande: ser cantautor para lá das convenções

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

17 novembro 2025

A profissão com nome de liberdade

Durante o século XX, as linhas de água de Portugal contavam com o zelo próximo e permanente dos guarda-rios: figuras de autoridade que percorriam diariamente as margens, mediavam conflitos e garantiam a preservação daquele bem comum. A profissão foi extinta em 1995. Nos últimos anos, na tentativa de fazer face aos desafios cada vez mais urgentes pela preservação dos recursos hídricos, têm ressurgido pelo país novos guarda-rios.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0