Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Há um ciclo de concertos a percorrer o país pelas mãos do coletivo Cafetra

Cafetra é um coletivo de músicos sediado em Lisboa, que andam a celebrar a música…

Texto de Ana Margarida Paiva

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Cafetra é um coletivo de músicos sediado em Lisboa, que andam a celebrar a música e a amizade com uma nova digressão de Norte a Sul do país. Ourém, Caldas da Rainha, Viseu, Guimarães e Castelo Branco são os próximos destinos de Noite Fetra e Amigos.

Em meados de 2010, nasceu a Cafetra, uma editora e coletivo musical lisboeta, cuja origem remonta a uma vontade partilhada entre um grupo de amigos para fazerem música juntos. Não foi preciso muito mais do que um ano para as primeiras edições verem a luz do dia e, desde então, tem vindo a destacar-se pela sua consistência e independência. Na Cafetra, tanto há espaço para projetos a solo, como também há espaço para projetos em grupo. Os Passos em Volta, Kimo Ameba e Pega Monstro ou, ainda, Go Suck a Fuck, Iguanas e P**** Bêbadas foram as primeiras bandas a dar vida a Cafetra. Contudo, os rostos que representam agora o coletivo são, nomeadamente, a Maria Reis, a Júlia Reis, o Éme, o Lourenço Crespo, o Leonardo Bindilatti (Rabu Mazda), o João Dória, o Miguel Abras, o Francisco Correia (Smiley Face), o Hugo Cortez Fernandes, o Pedro Saraiva, a Francisca Salema (Sallim) e a Moxila.

Para dar um empurrão a esta Cafetra, levaram a cabo a primeira iniciativa, intitulada Noite Fetra e Amigos. Em declarações ao Gerador, Sallim explicou que é "um evento que a Cafetra realiza desde os seus primórdios e consiste numa matiné/noite de concertos com atuações de artistas da Cafetra e atuações de artistas convidados". Em 2011, o Teatro A Barraca, em Lisboa, recebeu a estreia de Noite Fetra e Amigos, "cujo objetivo seria angariar fundos para a primeira edição da Cafetra – o álbum "Até Morrer" d’Os Passos em Volta". Desde então, expandiu-se para outros cantos lisboetas, como a Casa Independente ou a Galeria Zé dos Bois.

Uns anos depois, os objetivos da Cafetra ganharam um novo contexto, querendo levar Noite Fetra e Amigos de Norte a Sul do país – e assim o fizeram (e estão a fazer). Devido à situação pandémica, a Cafetra pediu e conseguiu apoio da DGArtes para financiar uma digressão, que levasse o evento a percorrer o território nacional. "Os nossos objetivos passam pela vontade de descentralizar um evento que julgamos ser uma oportunidade privilegiada para divulgar o nosso trabalho como um todo, a públicos que estão menos familiarizados com ele, e, sobretudo, de estabelecer redes com espaços, artistas e técnicos de outros lugares - sendo que, nesta tour, cada noite conta com a atuação de um ou mais artistas, bandas ou grupos locais. Estes artistas que convidamos são, por vezes, pessoas cujo trabalho já conhecemos e de que gostamos, ou então partem de sugestões dos promotores ou associações que nos recebem e que ficamos a conhecer", esclarece. O primeiro ciclo fora de Lisboa teve início entre outubro e novembro do ano passado.

Entretanto, já arrancaram com a programação da Primavera 2022, sendo que, durante o mês de março, passaram por Leiria, Cadima e Barreiro. Daqui em diante, há encontro marcado em Ourém (Associação ARPO) no dia 23 de abril, com Vrdasca, nas Caldas da Rainha (Céu de Vidro) no dia 24 de abril, com Amador, e em Viseu (EMDIREITA) no dia 15 de abril, com a dupla Deputada e Lou e os DJ sets de Mafalda Mais e Pedro Marques. Depois, há encontro marcado em Guimarães (Grupo Recreativo 20 Arautos de D. Afonso Henriques) no dia 7 de maio, com Santa Lúcida, e em Castelo Branco (Mãos de Horta) no dia 8 de maio, com Maria Roque. Para além destas datas, a Cafetra ainda tenciona programar mais um ciclo de concertos em torno da região Sul, em meados de junho.

Texto de Ana Margarida Paiva
Fotografias da cortesia da Cafetra

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

6 Novembro 2025

Ovar Expande: ser cantautor para lá das convenções

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

17 novembro 2025

A profissão com nome de liberdade

Durante o século XX, as linhas de água de Portugal contavam com o zelo próximo e permanente dos guarda-rios: figuras de autoridade que percorriam diariamente as margens, mediavam conflitos e garantiam a preservação daquele bem comum. A profissão foi extinta em 1995. Nos últimos anos, na tentativa de fazer face aos desafios cada vez mais urgentes pela preservação dos recursos hídricos, têm ressurgido pelo país novos guarda-rios.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0