Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

“Travessia”, de Julia Santalucia e Pri Ballarin, vai ser reeditado

Uma folha de papel que queria ver além. Um barco que navegava por mares e medos. Esta é a história de Travessia, uma publicação independente, com texto de Julia Santalucia e ilustrações e projeto gráfico de Pri Ballarin. O livro, sobre “os mapas que carregamos no corpo”, vai ser reeditado. A pré-venda da nova edição decorre até ao final deste mês.

Texto de Redação

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Uma folha de papel que queria ver além. Um barco que navegava por mares e medos. Esta é a história de Travessia, uma publicação independente, com texto de Julia Santalucia e ilustrações e projeto gráfico de Pri Ballarin. A pré-venda decorre até ao final deste mês. sobre “os mapas que carregamos no corpo”,

‹‹O desejo atravessa››. Foi com essa frase, entre as Ruas Matias Aires e Frei Caneca, na cidade  de São Paulo, que começou o projeto Travessia. Era 2014 e o estêncil na faixa de pedestres foi  parar diretamente ao telemóvel da artista Pri Ballarin. A frase ficou a sussurrar em seu ouvido e a acompanhou até Valladolid (Espanha), num ateliê imersivo com o designer japonês Katsumi  Komagata. Neste encontro os participantes tinham de criar uma narrativa ilustrada, e ali nasceu o primeiro esboço do livro: uma folha de papel que deseja viver novas experiências, se  dobra, vira barco, se projeta para um mundo desconhecido. Atravessa diferentes lugares até  se desdobrar e ver que já não era possível voltar a ser a mesma folha que era no início. 

O esboço veio em forma de dobraduras, colagens e costuras. Em 2019, a partir do encontro  com a escritora Julia Santalucia, a história ganhou palavras e título. Em 2021, virou um livro, publicado de forma totalmente independente por duas brasileiras migrantes que se conheceram em Lisboa. 

Travessia ilustra de maneira lúdica os caminhos que nos distanciam do ponto inicial, nos transformam, moldam e expandem. É um projeto pensado para que as pessoas se identifiquem a partir das suas próprias histórias: uma mudança de país, o nascimento de uma mãe, uma nova profissão, uma nova identidade, um novo amor. 

Com três capítulos – dobrar, atravessar e desdobrar – Travessia é um livro para  folhear, brincar, manusear e sentir. Ao todo estão disponíveis, 700 exemplares com dobragem especial e origami. Até ao dia 30 deste mês de junho, é possível adquiri-los por 14,50 euros.

A obra  foi publicada em julho de 2021, em Lisboa. Os livros chegaram a São Paulo, em dezembro do mesmo ano, tendo esgotado os 160 exemplares dessa primeira edição, entre os dois países.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

1 Maio 2026

Está a chegar o Cultivar, o novo simpósio dedicado à gastronomia e cultura alimentar

8 Abril 2026

Paul da Goucha, em Alpiarça, recebe uma das maiores iniciativas mundiais de ciência cidadã

6 Novembro 2025

Ovar Expande: ser cantautor para lá das convenções

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 abril 2026

Futuro ou espaço de incerteza? A visão de Camila Romão sobre o ensino superior

Para muitos jovens o ensino superior continua a ser o percurso natural, quase obrigatório, para garantir um futuro melhor. Apesar disso, nem todos os que escolhem seguir este caminho encontram uma realidade correspondente às expetativas. Neste projeto, procuramos perceber, através de uma reportagem aprofundada e testemunhos em vídeo, o que está realmente a em causa no ensino superior em Portugal. O que está a afastar os jovens? O que os faz ficar ou sair? E, sobretudo, que país estamos a construir quando estudar se transforma num privilégio ou num risco.

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0