O Mosteiro da Batalha, em Leiria, recebe este mês de julho vários concertos, sendo todos os espetáculos de entrada livre. Já este sábado, por exemplo, este monumento servirá de palco a um espetáculo do Magdalen College Chamber Choir, de Oxford, Reino Unido.
De acordo com o programa publicado pelo Mosteiro da Batalha, julho será sinónimo de cinco espetáculos. O primeiro decorreu na quinta-feira, dia 7 de julho, seguindo-se o referido concerto do Magdalen College Chamber Choir, cuja organização está a cargo do International Youth Lisbon Music Fest, em parceria com a Câmara Municipal da Batalha e com o Mosteiro da Batalha (por via da Direção-Geral do Património Cultural). O espetáculo terá lugar na Igreja do Mosteiro, pelas 21h30.
E, no domingo, dia 17 de julho, será a vez do Bristol Cathedral Choir subir ao palco, pelas 17h00. Este concerto está a ser organizado pelo Mosteiro da Batalha e pela GoES Travel.
Já para semana seguinte, estão agendados dois espetáculos: a 23 de julho, o mosteiro em questão (mais precisamente, as Capelas Imperfeitas) servirá de palco ao concerto final da Academia de Verão - Essences Voices, evento que está a ser organizado pelo Coro Essences Voices, em parceria com o Mosteiro da Batalha.
E a 24 de julho, acontecerá no mesmo local uma masterclass de cordas, dedicada à música de câmara. Neste caso, a organização está a cargo do Festival Zêzere Arts, também em parceria com o Mosteiro da Batalha.
Todos estes concertos são de entrada livre, mas estão sujeitos à lotação do espaço. O programa pode ser consultado em maior detalhe online.
Em declarações à Lusa, o diretor do monumento em foco explicou que julho “volta a ser um mês de muitos concertos, no âmbito de várias parcerias, que acabam por refletir a retoma em termos culturais”. Isto após a pandemia de Covid-19, detalhou Joaquim Ruivo.
De acordo com as estatísticas da Direção Geral do Património Cultural, em 2021, o Museu da Batalha foi o segundo monumento mais visitado em Portugal, ficando atrás apenas do Mosteiro do Jerónimo. Por este monumento localizado em Leiria passaram, no último ano, mais de 271 mil visitantes, tal representou um salto de mais de 16% face a 2020, altura em que, por efeito da crise pandémica e das restrições que a ela ficaram associadas, o número de entradas sofreu uma redução.