fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Portugal volta a acolher WOMEX, o maior evento global dedicado às músicas de todo o Mundo

Será em Lisboa que a Worldwide Music Expo 2022 se realizará entre os dias 19 e 23 de outubro. O evento irá envolver cerca de 300 artistas de diferentes nacionalidades.

Texto de Mariana Moniz

Artista Lova Lova na WOMEX 2021. Créditos: Jacob Crawfurd

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

É já pelo segundo ano consecutivo que Portugal recebe o encontro de música mais internacional e culturalmente diversificado do mundo – WOMEX. Com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, do Turismo de Portugal e do Ministério da Cultura, a 28ª edição deste festival irá incluir uma feira, um ciclo de conferências, projeções de filmes e documentários e um total de 60 espetáculos musicais. Estarão presentes cerca de 300 artistas de múltiplas nacionalidades, mais de 2600 profissionais e cerca de 520 editoras e distribuidoras.

A WOMEX visa impulsionar a visibilidade destes artistas e apoiar e fortalecer o papel da cultura em todo mundo, “difundindo os seus valores por meio do coletivo e promovendo a criatividade”. Para além disso, dedica-se a fornecer uma plataforma que irá conectar, inspirar e partilhar experiências entre novos parceiros dos mercados transcontinentais. “Em Portugal existe uma grande diversidade de artistas de origem africana. Estes artistas terão a oportunidade de mostrar o seu trabalho, mas também a possibilidade de trabalharem com os diversos profissionais que se encontrem na WOMEX”, explicou António Marinho, assessor de comunicação.

Todos os anos, o evento arranca com um Concerto de Abertura que se foca num país ou numa região musical específica. É desta forma que se celebra o início de cinco dias repletos de música, networking e intercâmbio cultural. Este ano, a abertura da WOMEX intitula-se “Lisbon Sounds – The New Traditional Lisbon”, onde serão apresentados quatro projetos musicais que procuram reinventar o tradicionalismo. Este espetáculo irá decorrer no Teatro Tivoli e contará com a presença dos artistas portugueses Beatriz Felício, Club Makumba, Expresso Transatlântico e Júlio Resende. O objetivo é apresentar uma “montra da música popular portuguesa e da sua intersecção com diferentes linguagens artísticas”.

No que diz respeito ao Programa de Conferências WOMEX, este pretende apoiar os diversos criativos e unir a comunidade de profissionais da música. Estarão presentes vários convidados especiais e “colegas experientes” que irão partilhar as suas visões e ideias acerca desta indústria. O programa será composto por sessões de conferência, mentoria, networking e várias apresentações que decorrerão no Altice Arena.

De modo a fortalecer “a conversa entre a comunidade global da música e do cinema”, a WOMEX apresentará também uma seleção de documentários que retratam músicas, movimentos e histórias de todo o mundo. É uma oportunidade para os cineastas e artistas da área alcançarem novos mercados e “explorarem canais adicionais de distribuição e produção”. Serão exibidos novos lançamentos, exibições prévias, estreias internacionais e uma biblioteca digital.

Os concertos serão repartidos por vários palcos, como o Coliseu dos Recreios, o Cinema de São Jorge, o Teatro Tivoli, o Cineteatro Capitólio, o São Luiz Teatro Municipal, o Lisboa ao Vivo e uma tenda no Parque Mayer. Tal como nas edições anteriores, um júri independente e internacional – os “Sete Samurais” – irá analisar cada proposta de cada artista e atribuir os vários prémios WOMEX.

Se quiseres saber mais sobre a WOMEX e a sua programação basta visitares o site online.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

29 SETEMBRO 2025

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0