A expressão gandaresa “andar à catraia”, que representa o ato de caminhar à beira-mar em busca de materiais com o fim de os reutilizar, é resgatada do desuso para marcar a intenção do evento idealizado pela Associação de Moradores da Praia da Tocha.
Baseada na reinvenção das raízes de uma cultura descentralizada, a programação multidisciplinar procura refletir, com todos os públicos, sobre os hábitos de consumo em tempos de um acelerado desenvolvimento industrial.
Os quatro dias arrancam sempre pela manhã, com enfoque no desporto, oferecendo aulas de bodyboard e yoga. A expressão dramática através do corpo e da voz é uma das oficinas em destaque, assim como a criação sonora a partir de lugares inesperados, que compõe o workshop de Santi Lesca, artista argentino em residência na Catraia. A 13 de agosto, será possível ainda participar numa sessão para a produção de instrumentos reciclados, cujos resultados serão apresentados num recital ao fim do dia.


A dupla portuense Baleia Baleia Baleia, formada por Manuel Molarinho e Ricardo Cabral, leva ao Largo da Fonte da Tocha o seu último álbum “Suicídio Comercial”, um olhar “mordaz” sobre a sociedade tecnológica, lê-se no programa do festival. Antecedendo o encerramento da festa, o concerto de Rossana, projeto de Inês Barroso, faz uma ponte entre a cultura portuguesa e a cena artística de Londres, onde está radicada.
Também estão previstas quatro performances, como a curadoria de música feminista da Rádio Bárbara; e a exposição de um forno solar que derrete plástico, criado pelas empresas Volks.eco e ReCua.
Em mais uma iniciativa de incentivo ao consumo sustentável, a Catraia promove a economia circular e colaborativa numa Feira da Troca de roupas, livros e brinquedos durante o dia 13 de agosto. À tarde, na Biblioteca da Praia, a bióloga e investigadora no Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade de Coimbra (MARE) Filipa Bessa conversa com o público sobre o lixo marinho e as suas implicações no quotidiano.
Pelo quatro ano consecutivo, com o apoio da Junta de Freguesia da Tocha e da Câmara Municipal de Cantanhede, o Festival Catraia dá à costa na Praia da Tocha, entre os dias 11 e 14 de agosto. Todas as atividades são de entrada gratuita, mas podem estar sujeitas à inscrição prévia através do site.