Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Reportagem do Gerador vence Prémio de Jornalismo em Saúde

Publicada entre abril e maio de 2022 a série ‘Aborto Seguro em Portugal’, assinada pela jornalista Sofia Craveiro, resulta de um extenso trabalho de pesquisa e recolha de testemunhos que se prolongou por vários meses.

Texto de Redação

Ilustração de Marina Mota

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A reportagem Aborto Seguro em Portugal venceu a 7ª edição do Prémio de Jornalismo em Saúde na categoria de Jornalismo Digital. A distinção é atribuída pela APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica em parceria com o Clube de Jornalistas e tem como objetivo distinguir e apoiar a qualidade do trabalho jornalístico desenvolvido sobre temáticas de saúde.

Publicada entre abril e maio de 2022, no site e Revista Gerador, a série Aborto Seguro em Portugal, assinada pela jornalista Sofia Craveiro, resulta de um extenso trabalho de pesquisa e recolha de testemunhos que se prolongou por vários meses. A peça teve produção de Martim Campos, ilustrações de Marina Mota, vídeos de David Barata, web design de Carolina Costa e comunicação de Inês Neffe.

Esta reportagem é composta por três partes: 15 anos de uma lei que tirou as mulheres do banco dos réus  aborda o caminho percorrido desde as primeiras reivindicações pela despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG), nos anos 70, até à mudança da lei, em 2007; a segunda parte, O que mudou desde a despenalização?, parte de testemunhos de 179 mulheres para mostrar as diferenças trazidas pela despenalização da IVG, assim como relatar as assimetrias no acesso, que ainda persistem; a terceira parte, Como e onde se faz?, esclarece as principais dúvidas e mitos em torno da IVG, além de informar sobre os procedimentos inerentes.

Elaborada em formato interativo, a série reúne datas relevantes, acontecimentos, links úteis e relatos áudio e vídeo de alguns dos momentos mais marcantes da luta em prol da escolha das mulheres.

Testemunho de Sérgio Sousa Pinto sobre a mudança legislativa que levou à despenalização da IVG, incluído na reportagem 'Aborto Seguro em Portugal'.

No âmbito do Prémio de Jornalismo em Saúde foi também distinguida, na categoria de imprensa, a reportagem “Foco – A Ciência da Concentração”, de Clara Soares e Alexandra Correia, publicada na Visão. Na categoria de Rádio, foi distinguida a peça “Redução de Danos: Entre a droga e a vida”, de Cláudia Godinho, emitida na Antena 1. Em Televisão, recebeu o prémio a jornalista Mafalda Gameiro, pelo trabalho “Escuta-me, por favor”, transmitido na RTP. O Prémio Temático de  Saúde Digital foi atribuído  a Paula Fernandes Teixeira, pela reportagem divulgada pela Agência LUSA “’APP’ Auxilia jovens médicos na tomada de decisão e reúne protocolos dispersos”. Já o Prémio Universitário Revelação reconheceu o trabalho de Patrícia Silva e Catarina Magalhães, alunas da Universidade do Minho, na reportagem “Violência obstétrica: Ninguém nos faz o parto, o parto somos nós que o fazemos”. Além destes, o Grande Prémio foi atribuído a Margarida Metello, pelo trabalho “Únicos e Singulares”, transmitido na RTP e o Prémio Carreira reconheceu o percurso da jornalista Paula Rebelo.

O Prémio APIFARMA/ Clube de Jornalistas – Jornalismo em Saúde reúne um total de 23.500 euros a distribuir pelos vencedores das diferentes categorias e resulta de um protocolo assinado entre as duas entidades, em 2016.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

5 Agosto 2026

Hamburgo abre candidaturas para residências internacionais em artes visuais e fotografia

8 Maio 2026

Dia Mundial da Migração dos Peixes com celebração dedicada no rio Alviela

1 Maio 2026

Está a chegar o Cultivar, o novo simpósio dedicado à gastronomia e cultura alimentar

8 Abril 2026

Paul da Goucha, em Alpiarça, recebe uma das maiores iniciativas mundiais de ciência cidadã

6 Novembro 2025

Ovar Expande: ser cantautor para lá das convenções

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 abril 2026

Ensino superior: futuro ou espaço de incerteza?

Para muitos jovens o ensino superior continua a ser o percurso natural, quase obrigatório, para garantir um futuro melhor. Apesar disso, nem todos os que escolhem seguir este caminho encontram uma realidade correspondente às expetativas. Neste projeto, procuramos perceber, através de uma reportagem aprofundada e testemunhos em vídeo, o que está realmente a em causa no ensino superior em Portugal. O que está a afastar os jovens? O que os faz ficar ou sair? E, sobretudo, que país estamos a construir quando estudar se transforma num privilégio ou num risco.

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0