O projeto D’Improviso parte da ideia de que a cultura, nomeadamente a música, e principalmente o jazz, pode prestar um importante papel como ativador de cidadania, inclusão e solidariedade.
Este encontro, que decorre no Espaço Escolhas Cidade, em Marvila, entre as 10h30 e as 19h30, conta com conversas, trocas de ideias, musicoterapia e uma apresentação da Orquestra de Percussão e Sopros, com personalidades como Sam the Kid , Margarida Mata, Nuno Varela e Ricardo Toscano.
Musicoterapia | 16h
Sam The Kid, igualmente conhecido por STK, é o nome artístico de Samuel Mira.
Oriundo de Chelas e nascido em 1979, Sam The Kid é à data de hoje considerado
um dos maiores nomes do rap português e um dos mais importantes produtores
musicais do género.
Conversas D’Improviso | 17h
Um debate entre três convidados, moderados por uma jornalista do Gerador
Margarida Mata, trabalha nas áreas de produção, programação e mediação. Atualmente, divide o tempo entre o Iminente, onde é coordenadora de programação, e a FOmE que co-fundou em 2018 e onde é gestora de projetos e programadora.
Nuno Varela, é um jovem empreendedor e autodidata, fundador da Hip Hop Sou Eu, que é uma das mais antigas e maiores plataformas de divulgação de Hip Hop em Portugal, de onde depois surgiram outros projetos como a Liga Knockout, a We Deep e a a Associação Rimas ao Minuto.
Ricardo Toscano, talentoso saxofonista de jazz de Portugal, rapidamente alcançou o reconhecimento nacional e internacional com seu álbum de estreia em 2018, "Ricardo Toscano 4tet", e consolidou seu sucesso em 2022 com o lançamento de seu segundo álbum "Chasing Contradictions". Este último foi elogiado pela crítica e premiado como o melhor álbum do ano pelos Prémios Play.
Conversas Espontâneas | 10h30
Mini Brainstorming de Ideias | 15h00
Em ambas as atividades, com Luana Bistane, fundadora da LadoBe Creative Agency, vão ser estimuladas conversas com o objetivo de gerar ideias.
Orquestra de Precursão e sopro | 18h30
Atuação da Orquestra de Percussão e Sopros que utiliza instrumentos convencionais de percussão e sopro construídos através da reutilização de materiais diversos, estimula através da improvisação, a criação de novas estruturas artísticas, pessoais e coletivas.