O projeto Come Together, do qual o Gerador é um dos parceiros, junta órgãos de comunicação social de seis países europeus, com o objetivo de partilharem, entre si, conhecimentos e boas práticas na gestão e disseminação dos seus trabalhos. Como resultado desta partilha, o projeto promove um programa educacional focado na comunidade jornalística europeia.
Neste webinar gratuito, em inglês, que acontece no dia 20 de fevereiro às 10h00, será abordada a lei europeia sobre a liberdade dos Meios de Comunicação Social.
Regista-te para participar aqui.
Durante uma década, o Media Pluralism Monitor (MPM) tem sido implementado em todos os Estados-Membros da União Europeia (UE) e países candidatos, para mapear e monitorizar a evolução dos riscos para a liberdade e pluralismo dos meios de comunicação social, no que diz respeito aos direitos e proteções fundamentais, independência política e inclusão.
Nos últimos anos, tem sido evidente que as condições para os meios de comunicação social e para o jornalismo pioraram ao longo do tempo em toda a Europa, sendo particularmente problemático quando os governantes, designados para proporcionar e proteger um ambiente propício ao jornalismo, criam condições que tornam o trabalho mais difícil ou mesmo perigoso para os jornalistas.
A Lei Europeia sobre a Liberdade dos Meios de Comunicação Social (EMFA) surge, neste contexto, como uma conquista inovadora, já que tradicionalmente as políticas dedicadas à comunicação social têm sido uma questão de política nacional e não da UE. Neste webinar serão abordados os pontos chave desta lei e discutidos os desafios à sua implementação equitativa em todos os países da União Europeia.
Iva Nenadić (Faculdade de Ciências Políticas da Universidade de Zagreb e Instituto Universitário Europeu) é doutorada em Ciências da Comunicação. No Centre for Media Pluralism and Media Freedom (CMPF) coordena e supervisiona a implementação do Monitor do Pluralismo nos Meios de Comunicação Social na área da Independência Política. Faz parte do European Digital Media Observatory, onde realiza pesquisas e análises de políticas destinadas a responder aos desafios da desinformação.