fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

Todas as semanas o Gerador recomenda-te iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitares. Descobre em baixo as nossas sugestões.

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Encontros da Imagem

Várias Cidades 

até 3.11

A Associação Cultural Encontros da Imagem organiza mais uma edição do projeto homónimo. Os Encontros da Imagem - Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais consagra-se como o maior festival de fotografia do país e, este ano, acontece entre 20 de setembro e 3 de novembro em Braga, Porto,Guimarães. Barcelos e Avintes.

Com foco na criação de um espaço que privilegie a mostra do trabalho de artistas nacionais, assim como de artistas emergentes, os Encontros estabelecem uma ponte que facilita a projeção da arte nacional no panorama artístico estrangeiro. Procurando reinventar o olhar perante a fotografia, são explorados os conceitos das novas tecnologias da imagem e status quo da produção fotográfica. Para além das exposições, agregam-se atividades pedagógicas, como workshops, conferências, conversas e apresentações de livros.

Destaca-se o segmento “Legados do Colonialismo”, que percorre todas as áreas do festival, aliando o tema do “estado pós- colonial” a algumas das obras fotográficas e atividades programadas. É o caso das exposições  “Diáspora” de Omar Victor Diop, ou “Ao longo do Muro de Separação” de Ofir Berman.

A secção de Cinema do festival assume uma programação eclética que reúne clássicos, como Sorrisos de uma noite de Verão (1955) e Fanny e Alexandre (1982), de Ingmar Bergman ou Mandabi (1968), de Ousmane Sembène; cinema documental, com Kuxa Kanema: The Birth of Cinema (2003), de Margarida Cardoso; e um conjunto de filmes contemporâneos, entre eles, o recentemente aclamado pela crítica, Grand Tour (2024), do realizador Miguel Gomes. 

Todas as atividades do festival têm entrada livre, à exceção das sessões de cinema.

DESMANCHE

Bota, Lisboa 

28.9

A performance DESMANCHE é fruto de uma residência artística de pesquisa, e a soma de temas como " a Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG), o aborto ilegal, a violência obstétrica e a diversidade de corpos com útero”. Agora, estas temáticas passam a ser expostas através do movimento. A performance acontece no dia 28 de setembro no BOTA ANJOS, em comemoração do Dia Mundial do Aborto Seguro.

Está confirmada a presença de Patrícia Cardoso, Fundadora da Associação Escolha, e de Teresa Violante, Investigadora na Universidade de Erlangen-Nuremberg e Professora na Universidade Lusófona. A apresentação é seguida de uma conversa com o público, moderada por Sofia Craveiro, jornalista do Gerador, para que se proporcione um momento de reflexão, discussão e partilha.

Cantexto 

São Luiz Teatro Municipal, Lisboa 

1.10

O Teatro São Luiz acolhe o espetáculo Cantexto, no dia 1 de outubro (Dia Mundial da Música), para uma mostra que espelhe a longevidade do Cante Alentejano, à luz da celebração dos 10 anos do género musical como Património  Cultural da Humanidade pela UNESCO. A conceção artística é de John Romão, e projeto surge sob o programa cultural  Futurama – Ecossistema Cultural e Artístico do Baixo Alentejo, que aponta agora o seu regresso,  depois da sua última edição em 2020.

Cantadores de Beringel, Cantadores do Desassossego, Grupo Coral da Mina de São Domingos, Grupo Coral da Vidigueira, Grupo Coral e Etnográfico da Academia Sénior de Serpa, Grupo Coral Feminino “As Ceifeiras de Pias”, Grupo Coral “Os Ganhões de Castro Verde”, Grupo Coral Feminino e Etnográfico “As Ceifeiras de Entradas”,  são os grupos de Cante Alentejano a subir ao palco.

A busca por um diálogo entre gerações que se materializasse no repertório, resultou num convite a vários escritores portugueses, para que escrevessem novas modas para os grupos corais - “Em cada verso, tecem os fios de novas gentes, gerações e memórias, desenhando a ponte entre o Portugal de ontem, hoje e amanhã.”. Este ano, entre os escritores das letras musicadas, encontramos nomes como Gonçalo M. Tavares, Afonso Cruz e Djamila Pereira de Almeida.

NOV Comedy Club

NAV - Nunca Antes Visto, Lisboa  

3.10

O NOV Comedy Club é o novo espaço de Stand-Up Comedy da cidade de Lisboa. As sessões de espetáculo ocorrem, quinzenalmente, no NAV (Nunca Antes Visto), e contam com as apresentações de jovens amadores e alguns nomes estabelecidos do panorama do stand-up em Portugal. A próxima sessão acontece ia 3 de outubro, às 21h, e os bilhetes podem ser adquiridos na página de Instagram @nov_comedyclub

1.º Encontro Nacional de Arte e Medicina

Centro Cultural Olga Cadaval, Sintra 

3 e 4.10

O 1º Encontro Nacional de Arte e Medicina propõe um novo espaço para pensar a pertinência artística no meio da saúde - “a arte não só como um instrumento terapêutico, mas também o papel que tem em partilhar histórias que refletem sobre doença e sobre o que é estar doente.” Ao longo dos dois dias de festival, o Centro Cultural Olga Cadaval recebe uma diversa mostra artística que reflete este mesmo mote. A programação estende-se às áreas da Ilustração, Fotografia, Literatura, Música, Teatro e Cinema.  

A última atividade do festival, a acontecer no dia 4 de outubro pelas 17h, consiste numa Mesa Redonda, onde o escritor Pedro Mexia, e a realizadora Catarina Vasconcelos (“A metamorfose dos pássaros”, 2022) refletem sobre o tema “A morte e o luto no cinema”.

Os bilhetes podem ser adquiridos aqui.

KONRAD…ou o rapaz que saiu de uma lata de sardinhas

Casa do Coreto, Carnide, Lisboa

5 e 6.10

A Casa do Coreto acolhe a encenação KONRAD…ou o rapaz que saiu de uma lata de sardinhas, nos dias 5 e 6 de outubro. A partir do romance juvenil homónimo, de Christine Nostlinger, Miguel Maia elabora o texto e dramaturgia deste novo espetáculo pensado para os mais novos.

A Sra. Bartolli, cujos dias são todos iguais, e um “menino instantâneo” que cruza o seu caminho, saído de uma grande lata de sardinhas, estabelecem a relação que servirá de base para as continuação desta história peculiar. Depois de laços aprofundados, ambos virão as suas essências colocadas à prova, face a um mundo exterior que é alheio de tal sensibilidade ou generosidade. 

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

31 Março 2025

A importância da visibilidade lésbica no combate a estereótipos e à discriminação

28 Março 2025

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

24 Março 2025

Onde a mina rasga a montanha 

21 Março 2025

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

19 Março 2025

A preguiça de sermos “todos iguais”

17 Março 2025

Ao contrário dos EUA, em Portugal as empresas (ainda) mantêm políticas de diversidade

14 Março 2025

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

12 Março 2025

Fantasmas, violências e ruínas coloniais

10 Março 2025

Jornais políticos: a memória das ideologias resiste sobretudo no papel

7 Março 2025

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 JANEIRO 2025

A letra L da comunidade LGBTQIAP+: os desafios da visibilidade lésbica em Portugal

Para as lésbicas em Portugal, a sua visibilidade é um ato de resistência e de normalização das suas identidades. Contudo, o significado da palavra “lésbica” mudou nos últimos anos e continua a transformar-se.

16 Dezembro 2024

Decrescer para evitar o colapso

O crescimento económico tem sido o mantra da economia global. Pensar em desenvolvimento e em prosperidade tem significado produzir mais e, consequentemente, consumir mais. No entanto, académicos e ativistas pugnam por uma mudança de paradigma.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0