Este módulo foca-se nas técnicas e práticas de mediação cultural e participação em teatros e cineteatros, explorando a relação entre a programação, a mediação e o público nesses espaços. A formação visa equipar os participantes com as competências necessárias para promover uma interação significativa e inclusiva entre as produções culturais e os seus diversos públicos.
Esta formação está integrada na 3ª edição do Plano de Valorização e Qualificação dos Recursos Humanos afetos aos equipamentos Rede de Teatro e Cineteatros Portugueses [RTCP], uma iniciativa da Direção Geral das Artes (DGARTES), feita nesta edição em parceria com o Gerador. Uma vez que o número de vagas é limitado, a inscrição fica sujeita a confirmação e até ao máximo de duas pessoas por equipamento. Mediante as vagas disponíveis, poderão ser aceites mais. Os inscritos receberão informação até 10 dias antes do início do módulo em que se inscreveram.
Inscrições aqui.
Calendário da formação por local
Guimarães: 25 e 26 de novembro
Torres Novas: 02 e 03 de dezembro
Beja: 09 e 10 de dezembro
Calendário das candidaturas por local
Guimarães
Data de fecho das candidaturas - 15 de novembro
Data da comunicação dos selecionados - 21 de novembro
Torres Novas
Data de fecho das candidaturas - 15 de novembro
Data da comunicação dos selecionados - 22 de novembro
Beja
Data de fecho das candidaturas - 22 de novembro
Data da comunicação dos selecionados - 28 de novembro
Carga horária
16H
Formadora
Margarida Mata
Setúbal, 1987. Licenciada em Escultura e mestre em Museologia pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Atuou em mediação cultural em museus como MUDE e Museu do Chiado. De 2014 a 2019, liderou relações com o público no Teatro O Bando e trabalhou em produção. Colaborou com o FIAR (2018-2020) e integrou o Gerador (2019-2022). Co-fundou a FOmE (2018). Desde 2022 passou pelas funções de assistência curatorial e coordenação de programação do Festival Iminente, assumindo, em 2024, a função de Curadora do Grupo Cultural Affairs - Vhils Studio, Underdogs Gallery, Festival Iminente e Ephemeral Ethernal. Mantém atividade no campo da mediação cultural com foco no trabalho com jovens (projeto Sub21 da bienal BoCA 2021 e Influencers da Cultura - A Gráfica Setúbal desde 2023. Em 2024 coordena e programa parte do Serviço Educativo da exposição "João Abel Manta Livre" no Palácio Anjos da Câmara Municipal de Oeiras.
Convidado Internacional
A formação contará ainda com a participação de María Acaso (via zoom). Esta participação terá a duração de 1H e está incluída nas 16H de formação.
María Acaso é doutorada em Educação Artística e professora titular na Faculdade de Belas-Artes da Universidade Complutense de Madrid desde 2002. Fundou o coletivo Pedagogías Invisibles. Desenvolveu projetos em universidades e centros de arte internacionais como Hochschule der Künste Bern, NYU, Harvard e Stanford. Colaborou com instituições culturais como MoMA, Getty Museum, MACBA, e Culturgest. Entre seus projetos destacam-se «Ni arte ni educación» (2015-2016) e «Educar la institución» (2017). Publicou livros como Art Thinking (2017).
Objetivos
1. Desenvolver competências de mediação e participação cultural especificamente aplicáveis a teatros e cineteatros, com base em experiências práticas.
2. Compreender o papel do mediador no contexto de teatros e cineteatros e as ferramentas necessárias para fomentar a participação do público, com foco na criação de diálogos entre artistas, comunidades e diferentes grupos etários.
3. Aplicar conceitos de mediação de forma eficaz em diferentes contextos dentro de teatros e cineteatros, garantindo uma experiência cultural enriquecedora e acessível para todos os públicos.
Conteúdos
1. Mediação cultural: enquadramento teórico, conceitos, contextos e ferramentas.
2. Participação: enquadramento teórico, conceitos, contextos e ferramentas.
3. Perfil do mediador.
4. Públicos, territórios e participação cultural, com destaque para o trabalho de desenvolvimento de públicos em contextos variados, desde centros urbanos até comunidades periféricas.
5. Papel dos edifícios e dos espaços na mediação e na participação.
6. Relação entre programação, mediação e público.
7. Como potenciar a participação e o envolvimento das audiências?
8. Construção de experiências e atividades que potenciem a arte como instrumento de criação de pontes e de promoção da acessibilidade intelectual e social.
9. Acolhimento como ato de mediar.
10. Casos de estudo e boas práticas.
Este programa poderá ainda ser sujeito a alterações.
Sobre a Academia Gerador
No Gerador desenvolvemos ações educativas que estimulem a criatividade e o pensamento crítico, através de investigação e ensino não formal. Mais informações, aqui.