Este módulo explora as diversas formas de garantir a acessibilidade em teatros e cineteatros, abordando desde serviços específicos para públicos com necessidades especiais até a acessibilidade física e digital das instalações e dos conteúdos.
Inscrições aqui.
Calendário da formação por local
Guimarães - 28 e 29 de abril
Torres Novas - 05 e 06 de maio
Beja - 26 e 27 de maio
Calendário das candidaturas por local
Guimarães
Data de fecho das candidaturas - 11 de abril
Data da comunicação dos selecionados - 18 de abril
Torres Novas
Data de fecho das candidaturas - 18 de abril
Data da comunicação dos selecionados - 28 de abril
Beja
Data de fecho das candidaturas - 09 de maio
Data da comunicação dos selecionados - 16 de maio
Carga horária
16H
Formadora
Sandra Costa
Especialista em Reabilitação e Acessibilidade Humanas, formada pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Trabalha como Técnica de Acessibilidades na Associação Portuguesa de Deficientes (APD), onde lidera o gabinete técnico de acessibilidade, prestando consultoria e orientação a pessoas com deficiência e a entidades para garantir conformidade com as Normas Técnicas de Acessibilidade. Participa em projetos de acessibilidade e promove a inclusão no ambiente de trabalho. Tem experiência como Engenheira de Reabilitação na Eletrosertec, desenvolvendo materiais adaptados, e no IEFP, oferecendo suporte sobre legislação e acessibilidade. Participa, ainda, no projeto "Minuto Acessível" e é jurada no Access City Award, contribuindo para melhorar a acessibilidade urbana.
Convidado Internacional
A formação contará ainda com a participação de Betty Siegel (via zoom). Esta participação terá a duração de 1H e está incluída nas 16H de formação.
Betty Siegel é reconhecida como líder inovadora em deficiência, artes, emprego, educação e práticas culturais. Iniciou a carreira no Arena Stage em Washington, D.C., fundou organizações sem fins lucrativos em Austin, Texas, e, em 1999, integrou o Kennedy Center, promovendo a inclusão nas artes para pessoas com deficiência. Destaca-se pela publicação do “Design for Accessibility: A Cultural Administrators Handbook” e pela liderança das convenções LEAD®, que completaram 23 anos, reunindo 960 profissionais de 500 organizações. Em 2020, foi reconhecida pela ONU como Defensora dos Direitos Culturais e, em 2022, recebeu o Barrier-Free America Award pelo Kennedy Center. Siegel deu palestras em várias universidades, coordenou formações sobre acesso cultural e direitos humanos, e obteve o Juris Doctor pela Columbus School of Law em 2009. Em 2021, fundou a Access Advisory Group, LLC.
Objetivos
1. Compreender os diferentes serviços e necessidades de acessibilidade específicos para teatros e cineteatros.
2. Adquirir as ferramentas necessárias para implementar e melhorar a acessibilidade física e digital, aplicando as Normas Técnicas de Acessibilidade e garantindo que os espetáculos e as instalações sejam inclusivos para todos os públicos, incluindo pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
3. Desenvolver e aplicar boas práticas de acolhimento e acessibilidade em teatros e cineteatros, assegurando uma experiência cultural inclusiva para todos os visitantes, com ênfase em estratégias de sensibilização e promoção da inclusão.
Conteúdos
1. Introdução aos conceitos de diversidade, deficiência e inclusão.
2. Serviços de acessibilidade: audiodescrição, interpretação em Língua Gestual Portuguesa, legendagem (incluindo legendagem para pessoas com surdez), sessões descontraídas, comunicação aumentativa e alternativa, com exemplos práticos de implementação.
3. Acesso físico para público e artistas, incluindo a adaptação de espaços conforme as Normas Técnicas de Acessibilidade e a aplicação de tecnologias de apoio.
4. Percursos acessíveis num equipamento.
5. Sensibilização para a inclusão e boas práticas no ambiente de trabalho.
6. Introdução à comunicação acessível: design e linguagem.
7. Introdução à acessibilidade web.
8. Acolhimento de públicos com necessidades específicas, com base em técnicas desenvolvidas na Associação Portuguesa de Deficientes (APD) e outras instituições de referência.
Este programa poderá ainda ser sujeito a alterações.
Sobre a Academia Gerador
No Gerador desenvolvemos ações educativas que estimulem a criatividade e o pensamento crítico, através de investigação e ensino não formal. Mais informações, aqui.