fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Módulo Direção de Programação e Direção Artística

A formação explora as competências necessárias para conceber uma programação cultural eficaz e acessível em teatros e cineteatros.

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Este módulo aprofunda o entendimento sobre o papel do programador e do diretor artístico em teatros e cineteatros, explorando as competências necessárias para conceber uma programação cultural eficaz e acessível. A formação foca-se no desenvolvimento de estratégias e práticas que otimizem a oferta cultural e a sua receção pelo público.

Esta formação está integrada na 3ª edição do Plano de Valorização e Qualificação dos Recursos Humanos afetos aos equipamentos Rede de Teatro e Cineteatros Portugueses [RTCP], uma iniciativa da Direção Geral das Artes (DGARTES), feita nesta edição em parceria com o Gerador. Uma vez que o número de vagas é limitado, a inscrição fica sujeita a confirmação e até ao máximo de duas pessoas por equipamento. Mediante as vagas disponíveis, poderão ser aceites mais. Os inscritos receberão informação até 10 dias antes do início do módulo em que se inscreveram.

Inscrições aqui.

Calendário da formação por local
Beja: 17 e 18 de março
Torres Novas: 31 de março e 1 de abril
Guimarães: 5 e 6 de maio

Calendário das candidaturas por local
Beja
Data de fecho das candidaturas - 28 de fevereiro
Data da comunicação dos selecionados - 07 de março

Torres Novas
Data de fecho das candidaturas - 14 de março
Data da comunicação dos selecionados - 24 de março

Guimarães
Data de fecho das candidaturas - 18 de abril
Data da comunicação dos selecionados - 28 de abril


Carga horária
12H

Formadora
Elisabete Paiva
Diretora Artística da Materiais Diversos desde 2015. Colabora regularmente com o Fórum Dança, a Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, a Acesso Cultura, o Plano Nacional das Artes e o TNDMII, e é frequentemente convidada para conferências, debates, júris e publicações. Iniciou o seu percurso profissional na área da produção, em 1999, tendo infletido para a área da educação artística em 2003, na colaboração com o CENTA — Centro de Estudos de Novas Tendências Artísticas. Coordenou e programou o Serviço Educativo d’A Oficina (Guimarães, 2006 – 2014), onde criou e editou o jornal LURA, concebeu o Programa Mais Dois e dirigiu o Serviço Educativo de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura.É Mestre em Estudos de Teatro pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Interessa-se por promover espaços comuns de encontro, debate e criação entre pessoas diferentes.

Convidada Internacional
A formação contará ainda com a participação de Rosa Ferré (via zoom). Esta participação terá a duração de 1H e está incluída nas 12H de formação.

Rosa Ferré é diretora da TBA21 Thyssen-Bornemisza Art Contemporary, fundação internacional de arte e ecologia com sedes em Madrid, Veneza e Jamaica. Foi diretora artística do Matadero Madrid (2018-2023) e diretora de exposições no CCCB (2012-2018). Tem mais de 20 anos de experiência em projetos expositivos e programação cultural. No CCCB, liderou a "Serie Beta", integrando arte, ciência e inovação social em projetos como «Big Bang Data» e «Depois do fim do mundo», sobre a crise climática. No Matadero, fundou o Instituto Mutante de Narrativas Ambientais com a Universidade Politécnica de Madrid. Especialista em utopias sociais e cultura russa do século XX, comissariou exposições como «A Cavalaria Vermelha» (Casa Encendida, 2011) e «E agora para onde vamos?» (Frankfurter Kunstverein, 2022).

Objetivos
1. Compreender as responsabilidades e desafios enfrentados pelos programadores e diretores artísticos.
2. Compreender as especificidades da programação no que diz respeito às diferenças entre apresentação de projetos artísticos experimentais e projetos mais convencionais.
3. Desenvolver habilidades para conceber e planear uma programação cultural que atenda às necessidades e expectativas do público, com ênfase em práticas discursivas em torno do trabalho artístico.
4. Explorar estratégias contemporâneas de programação cultural e entender o contexto europeu e internacional para uma programação cultural mais integrada.

Conteúdos
1. Papel do programador e do diretor artístico. O que significa programar?
2. Perfil e preparação técnica, incluindo experiências e desafios enfrentados na direção artística de espaços diferenciados na sua dimensão e âmbito.
3. Concepção e planeamento de uma programação e/ou direção artística.
4. Programação acessível, considerando a diversidade de públicos e a necessidade de criar pontes entre a dramaturgia e diversos públicos.
5. Reflexão acerca da inclusão de diferentes faixas etárias, desde o teatro juvenil até aos públicos mais idosos, bem como a adaptação de conteúdos para pessoas com diferentes níveis de literacia cultural e necessidades especiais. Exploração de estratégias para envolver comunidades locais e grupos socialmente marginalizados.
6. Programação cultural, direção artística, políticas culturais, produção artística, produção de conhecimento e dinâmicas sociais, com foco em práticas discursivas que interagem com a criação artística.
7. Estratégias contemporâneas na área da programação cultural e direção artística.
8. A programação cultural em Portugal em relação ao espaço europeu e cooperação nacional e internacional.
9. Relação com os públicos: participação, cocriação, coprodução e coprogramação.

Este programa poderá ainda ser sujeito a alterações.

Sobre a Academia Gerador
No Gerador desenvolvemos ações educativas que estimulem a criatividade e o pensamento crítico, através de investigação e ensino não formal. Mais informações, aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

5 Novembro 2024

Inscrições abertas para a 3ª edição do Plano de Valorização e Qualificação dos Recursos Humanos da RTCP

4 Novembro 2024

Módulo Rigging – Nível I

4 Novembro 2024

Módulo Luz – Níveis Intermédio e Avançado

4 Novembro 2024

Módulo Contratação Pública (online)

4 Novembro 2024

Módulo Acessibilidade

31 Outubro 2024

Módulo Mediação e Participação

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e manutenção de Associações Culturais (online)

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura II – Redação de candidaturas [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

22 Julho 2024

A nuvem cinzenta dos crimes de ódio

Apesar do aumento das denúncias de crimes motivados por ódio, o número de acusações mantém-se baixo. A maioria dos casos são arquivados, mas a avaliação do contexto torna-se difícil face à dispersão de informação. A realidade dos crimes está envolta numa nuvem cinzenta. Nesta série escrutinamos o que está em causa no enquadramento jurídico dos crimes de ódio e quais os contextos que ajudam a explicar o aumento das queixas.

5 JUNHO 2024

Parlamento Europeu: extrema-direita cresce e os moderados estão a deixar-se contagiar

A extrema-direita está a crescer na Europa, e a sua influência já se faz sentir nas instituições democráticas. As previsões são unânimes: a representação destes partidos no Parlamento Europeu deve aumentar após as eleições de junho. Apesar de este não ser o órgão com maior peso na execução das políticas comunitárias, a alteração de forças poderá ter implicações na agenda, nomeadamente pela influência que a extrema-direita já exerce sobre a direita moderada.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0