A série sobre Arquivos de media - Memória sem garantia de preservação, dedicada aos problemas em torno da preservação dos conteúdos noticiosos, motivou uma proposta de alteração ao Orçamento de Estado, que foi aprovada.
A proposta foi apresentada pelo partido PAN (Pessoas Animais Natureza), que sugeriu a criação de um “Programa de apoio à transição digital para órgãos de comunicação social local”.
Segundo o documento, o programa será criado pelo Governo em 2025, “em articulação com os órgãos de imprensa local e regional” e prevê “a atribuição de auxílios à digitalização do arquivo destes órgãos de imprensa, garantindo a sua proteção e salvaguarda”.
Entre as razões apresentadas pelo PAN para apresentar a proposta estão o facto de os órgãos de comunicação locais terem sido “um pouco deixados ao abandono pelo Estado e têm tido imensas dificuldades em efetuar a transição digital”.
“Uma reportagem recente elaborada pelo Gerador expôs a vulnerabilidade destes meios”, lê-se ainda no documento, que destaca o objetivo de “garantir que os órgãos de comunicação social locais têm o devido acompanhamento neste processo, de forma a que o seu espólio e conteúdo noticioso seja devidamente preservado e respetiva salvaguarda dos arquivos”.
A proposta foi votada ontem, dia 27 de novembro, na Assembleia da República e foi aprovada com os votos contra do PSD e CDS, abstenção do Chega e voto a favor do PAN, BE, LIVRE, PS, PCP e IL.
A série Arquivos de Media - Memória sem garantia de preservação, da jornalista Sofia Craveiro, tem edição de Débora Dias e Tiago Sigorelho. A produção é de Martim Campos, com ilustrações de Nuno Metello, design de Priscilla Ballarin e digital de Eunice Gordon.
Este trabalho jornalístico foi inicialmente pensado para abranger apenas a realidade dos media nacionais. Contudo, após o impacto positivo que o mesmo teve - dando origem a sessões de discussão em universidades, na rádio TSF e no Congresso de Jornalistas, onde motivou a apresentação de uma moção para proteção dos arquivos -, a equipa editorial do Gerador considerou ser importante alargar a pesquisa a outros contextos. Assim, estão neste momento a ser desenvolvidas mais reportagens no âmbito desta série, desta feita dedicadas a órgãos de comunicação locais, políticos e académicos.
Foi no âmbito da recolha de informação para o artigo sobre órgãos de comunicação locais - que tem publicação prevista para fevereiro 2025 -, que o Gerador questionou todos os partidos com assento parlamentar, assim como a tutela, para saber se estavam previstas medidas para resolver os problemas relacionados com a digitalização e a preservação dos arquivos. Este questionamento levou o PAN a responder com a apresentação da referida proposta.