fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

Todas as semanas o Gerador recomenda-te iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitares. Descobre em baixo as nossas sugestões.

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Guimarães Project Room

Vários Espaços, Guimarães 

de maio a dezembro 

O Guimarães Project Room regressa para mais uma edição entre maio e dezembro, em vários espaços da cidade, como o Palacete de Santiago ou o Museu Alberto Sampaio. Neste quarto ano do projeto a programação estende-se para lá das habituais exposições, centrando igualmente as residências, coproduções e performances variadas, e tornando-se palco para visitas guiadas e conversas com convidados especiais. A linha intencional do Project Room mantém-se, com o foco voltado para a promoção do carácter artístico-cultural da cidade como meio de valorização e fruição do território.

ENCONTROS / Festival de Cinema de Viana'25

Vários espaços, Viana do Castelo 

5 a 14.5

Entre 5 e 14 de maio, os ENCONTROS / Festival de Cinema de Viana ocupam a cidade com uma programação dedicada à componente pedagógica do cinema. Os jovens e a comunidade escolar são o público a engajar, tendo sido curada uma programação especialmente voltada ao fomento da literacia para o cinema, com conferências, secções de competição, oficinas, workshops, masterclasses e exposições. A formação dos mais novo e a divulgação de novos realizadores encontram espaço nestes ENCONTROS, onde a celebração do audiovisual se materializa na partilha artística.

Consulta a programação completa aqui

Lembra-te dos Meus Pecados 

Teatro Diogo Bernardes, Ponte de Lima

10.5

Depois da estreia a 20 de março, a peça de teatro Lembra-te dos Meus Pecados tem data marcada no Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, no dia 10 de maio. 

Uma criação artística com o cunho do encenador catalão Pau Masaló, baseada na obra Hamlet, de William Shakespeare. Nesta adaptação, são confrontados os temas universais do tempo, da morte e do arrependimento, apropriando vivências de personagens de diferentes faixas etárias, de forma a explorar o poder das decisões tomadas ao longo da vida. Partindo dos diálogos, em tom quase existencialista, molda-se um espetáculo que transborda de questões e reflexões, e as espelha, convidando o público a pensar o erro e a própria vida.

O espetáculo terá uma apresentação em Leiria, no Teatro José Lúcio da silva, a 14 de novembro.

FITEI - Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica

Porto, Matosinhos, Gaia, Viana do Castelo, Monção

14 a 25.5

A 48ª edição do FITEI - Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica regressa entre 14 e 25 de maio ao Porto e, pela primeira vez, passa também por Monção. A programação do festival, que procura promover novas dramaturgias, foca-se em artistas da diáspora dos três territórios da Europa, África e América, alargando, na sua génese, a concepção de “Expressão Ibérica”. 

A partir deste envolvimento alargado, pretende-se criar um espaço em que as vozes da criação artística remetam a ambas as antigas potências colonizadoras e o sul global, num diálogo que cruze rituais e perspetivas.

Ao longo dos vários dias, ocupam espaços do Porto e Monção espetáculos como Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa, de Sara Barros Leitão e a Estrutura Cassandra, residências artísticas com convidados e diversas produções internacionais.

Quem Cuida do Jardim

CAL - Centro de Artes de Lisboa 

14 a 25.5

Quem Cuida do Jardim, a nova produção teatral da atriz e encenadora Cristina Carvalhal e da companhia Causas Comuns, apresenta-se no CAL - Centro de Artes de Lisboa entre 14 e 25 de maio.

A obra de Voltaire Cândido ou Optimismo, onde é sugerido que “cuidemos do nosso jardim”, é aqui transposta como inspiração ao título do espetáculo, que por sua vez se debruça sobre o impacto e as consequências político-sociais dos modelos organizacionais da Europa que traçam, desde a pré-histórica ao mundo contemporâneo.

Protagonizam a peça os atores Alice Azevedo, Bruno Huca, Carla Bolito e Diogo Freitas, numa personificação de quatro sobreviventes ao colapso da civilização, e testemunhas do começo de uma nova trajetória social.

O espetáculo acontece em Penafiel, no Ponto C, nos dias 6 e 7 de junho, e no Teatro-Cine de Torres Vedras, no dia 14 do mesmo mês.

Festival CCP

Fábrica do Pão do Beato Innovation District, Lisboa

16 a 23.5 

O Festival CCP regressa para a sua 27ª edição na Fábrica do Pão do Beato Innovation District, entre 16 e 23 de maio. O Clube da Criatividade de Portugal estimula a criatividade no seio comercial, facilitando um espaço de diálogo e troca de ideias entre os vários profissionais do meio. 

Esta edição do festival conta com conferências, workshops, masterclasses e exposições ao longo dos 8 dias, sob a premissa “Há alguém aí? - Qual será o papel do humano na produção criativa do futuro?”. Situando a prática artística e comercial no panorama contemporâneo regido pela ação tecnológica, abordam-se as questões mais ferventes do status quo - das audiências, ao trabalho dos profissionais, à valorização de resultados.

O Festival do CCP integra a 12ª Semana Criativa de Lisboa, iniciativa promotora do contacto dos públicos com a atividade artística, cultural e comercial.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

12 Dezembro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

10 Dezembro 2025

Dia 18 de janeiro não votamos no Presidente da República

8 Dezembro 2025

‘A ação climática é demasiado cara’: como a extrema-direita e as grandes empresas estão a instrumentalizar a instabilidade social

7 Dezembro 2025

Meet Reset! Lisboa: desafios e caminhos para o futuro dos espaços culturais

5 Dezembro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

3 Dezembro 2025

Estado daquilo que é violento

1 Dezembro 2025

Os novos guarda-rios no Antropoceno

28 Novembro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

26 Novembro 2025

Uma filha aos 56: carta ao futuro

21 Novembro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

17 novembro 2025

A profissão com nome de liberdade

Durante o século XX, as linhas de água de Portugal contavam com o zelo próximo e permanente dos guarda-rios: figuras de autoridade que percorriam diariamente as margens, mediavam conflitos e garantiam a preservação daquele bem comum. A profissão foi extinta em 1995. Nos últimos anos, na tentativa de fazer face aos desafios cada vez mais urgentes pela preservação dos recursos hídricos, têm ressurgido pelo país novos guarda-rios.

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0