fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

Todas as semanas o Gerador recomenda-te iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitares. Descobre em baixo as nossas sugestões.

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Campus Jazz – Festival de Jazz da UA

Vários espaços, Aveiro

até 5.6

O Campus Jazz - Festival de Jazz da Universidade de Aveiro regressa para a sua 5ª edição, até ao dia 5 de junho, numa temporada de música, formação e destaque ao território. A Universidade colabora com os festivais Guimarães Jazz, Que Jazz é Este e Estarrejazz numa programação que inclui, para além dos espetáculos ao vivo, masterclasses com vários convidados, como Rabih Abou-Khali que dirige uma sessão voltada para a música improvisada, workshops, e ainda a novidade “Estágio de Big Band”, aberto a músicos instrumentistas da região, para tocar sob a direção de Nine Sparks Riot.

O Concurso Internacional de Jazz da UA é uma das iniciativas integrantes do Campus Jazz 2025, e resulta numa competição entre ensembles de jazz nacionais e/ou internacionais, sem trabalho discográfico editado. As apresentações finais datam 4 e 5 de junho, sendo o vencedor do Prémio Ensemble da edição de 2025 anunciado neste último dia.

Bienal Fotografia do Porto

Vários espaços, Porto

15.5 a 29.6

Entre 15 de maio e 29 de junho, a Bienal Fotografia do Porto faz chegar à cidade 16 exposições e 48 atividades com entrada gratuita. Sob o mote “Amanhã Hoje”, a quarta edição da Bienal inclui na sua programação a apresentação de projetos coletivos e comunitários, encontros entre agentes sociais e culturais, resultados de residências artísticas no contexto da Bienal, e mais.

Espaços como a Estação de Metro de São Bento, o Centro Português de Fotografia, a Reitoria da Universidade do Porto ou Fundação Marques da Silva, servem de pano de fundo aos eventos e exposições centrados na “relação entre as ações do presente e as consequências do futuro”.

O Futures Meet-up acontece como atividade paralela da Bienal, e consiste num conjunto de momentos de partilha - uma mesa-redonda, um workshop, e visitas guiadas às exposições - “Ties that Bind”, na Casa Comum – Reitoria da Universidade do Porto, e “Luminófilos [Lightseekers]” no Centro Português de Fotografia - liderados por cinco artistas e quatro especialistas internacionais.

Gaivota

Teatro Nacional São João, Porto 

22 e 23.5

Guillermo Cacace adapta a obra de Anton Tchékhov, Gaivota, em cena no Teatro Nacional São João, nos dias 22 e 23 de maio. O encenador argentino parte de um dos maiores clássicos da literatura, para criar um espetáculo levado a palco por um elenco exclusivamente composto por mulheres, e que se apropria do essencial da obra para uma adaptação à sua imagem. 

Zona Lê Dramaturgia

Teatro do Bairro Alto, Lisboa 

28.5

Zona Lê Dramaturgia é uma iniciativa de conversas entre dramaturgas que procuram refletir sobre “o texto, a cena e o que existe nesse caminhar”. A primeira sessão de 2025 acontece no Teatro do Bairro Alto, no dia 28 de maio. Como é habitual, a conversa é mediada pela poeta Maria Giulia Pinheiro, e desta vez encontra-se acompanhada pela artista Raquel Lima, cujo projeto Úlulu estreou em abril no TBA, e com a atriz e encenadora Sara Barros Leitão.

Num cenário aberto ao diálogo e à partilha, discutem-se obras passadas e recentes, experiências em palco e fora dele.

A entrada é livre mediante levantamento prévio de bilhete no próprio dia a partir das 18h.

Festival do Maio

Parque Urbano, Seixal 

30 e 31.5

A 6ª edição do Festival do Maio acontece no Parque Urbano do Seixal nos dias 30 e 31 de maio. O festival é uma iniciativa da Câmara Municipal do Seixal, com curadoria do músico Luís Varatojo, e quer traduzir a máxima de que a expressão musical é parte integrante de um movimento de informação e mobilização da sociedade face ao atual contexto sócio-político.

Os artistas convidados compõem um cartaz eclético, sendo o primeiro dia reservado aos concertos de 3 grandes bandas de rock nacionais, Xutos & Pontapés, com um espetáculo especial criado para o festival, Mão Morta e Linda Martini. Já no dia 31, as sonoridades aliam-se ao afrobeat, reggae e hip-hop, com apresentações de Capicua, Seun Kuti & Egypt 80 e Criolo.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

5 Dezembro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

3 Dezembro 2025

Estado daquilo que é violento

1 Dezembro 2025

Os novos guarda-rios no Antropoceno

28 Novembro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

26 Novembro 2025

Uma filha aos 56: carta ao futuro

21 Novembro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

19 Novembro 2025

Desconversar sobre racismo é privilégio branco

17 Novembro 2025

A velha guarda

14 Novembro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

10 Novembro 2025

Mckenzie Wark: “Intensificar o presente é uma forma de gerir a nossa relação com o tempo”

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

17 novembro 2025

A profissão com nome de liberdade

Durante o século XX, as linhas de água de Portugal contavam com o zelo próximo e permanente dos guarda-rios: figuras de autoridade que percorriam diariamente as margens, mediavam conflitos e garantiam a preservação daquele bem comum. A profissão foi extinta em 1995. Nos últimos anos, na tentativa de fazer face aos desafios cada vez mais urgentes pela preservação dos recursos hídricos, têm ressurgido pelo país novos guarda-rios.

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0