Epicentro: Iúri Oliveira & Convidados
Estação Nova, Coimbra
5 de setembro
O percussionista Iúri Oliveira apresenta o novo disco a solo - Manifesto, no dia 5 de setembro, em Coimbra. No ano que marca 10 anos de uma carreira eclética, que conta com “colaborações nacionais e internacionais, cruzando géneros, geografias e linguagens”, o músico apresenta o conjunto de novos temas num concerto imersivo, em 360º com convidados especiais que o acompanham na celebração especial.
Museu Nacional Ferroviário, Entroncamento
12 a 14 de setembro
O Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, recebe o Festival Vapor nos dias 12, 13 e 14 de setembro. Três dias de programação artística pensada para todas as idades, com oficinas, filmes, exposições, literatura e concertos de artistas nacionais como Expresso Transatlântico, Mão Morta, Memória de Peixe e Selma Uamusse.
A organização do Vapor pretende promover a acessibilidade e a inclusão social, através de recursos de acessibilidade aos espaços do festival, concertos em língua Gestual Portuguesa, e ainda, destinado a pessoas neurodivergentes, a disponibilização de abafadores de som e atividades com acompanhamento de terapeutas.
Estão disponíveis bilhetes diários, assim como passes gerais que dão acesso a todos os dias do festival. A entrada é gratuita para pessoas com deficiência e acompanhante.
Quinta da Ribafria, Sintra
12 a 14 de setembro
Depois de uma primeira edição em 2024, o Clarão, organizado pela Clarabóia - Associação Cultural, regressa à Quinta da Ribafria nos dias 12, 13 e 14 de setembro, com uma programação multidisciplinar que destaca artistas emergentes.
Os concertos acontecem em dois palcos, com atuações de artistas como Emmy Curl, DJ Danifox e Them Flying Monkeys. Já no cinema, aposta-se na mostra de curtas-metragens nacionais e internacionais, sob o ciclo Rebentos - Mostra de Cinema Emergente, nos dias 13 e 14, entre as 20h15 e as 21h30.
Foi pensada uma exposição coletiva, composta por obras artísticas visuais e instalações que estabelecem uma ligação direta com a arquitetura da Quinta que acolhe o festival. No espaço Bosque, a Feira de Artistas e Coletivos é a área que possibilita a partilha e venda dos trabalhos de vários artistas e coletivos, aberta sábado e domingo, até às 21h.
Cinema São Jorge e Cinemateca Portuguesa, Lisboa
19 a 27 de setembro
A 29ª edição do Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer acontece no Cinema São Jorge e na Cinemateca Portuguesa, entre 19 e 27 de setembro. O festival está de volta com uma programação que, mais uma vez, promove o Cinema queer e o “conjunto de individualidades a eles ligadas”.
Entre a programação deste ano, destaca-se a secção Panorama, composta por filmes dedicados à celebração de figuras queer como Ney Matogrosso em Homem com H, de Esmir Filho, ou Venus Xtravaganza no documentário Í’m Your Venus da realizadora Kimberly Reed.
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
27 e 28 de setembro
A 1ª edição do Lisbon Street Photo Fest, o primeiro festival em Portugal dedicado à fotografia de rua, chega à Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, nos dias 27 e 28 de setembro.
Com foco na troca de ideias acerca da fotografia de rua, fotografia documental e fotojornalismo, assim como no fomento do diálogo artístico, o festival reúne fotógrafos estabelecidos, novos talentos e coletivos locais, num programa que oferece conversas, workshops e photo walks, para lá das exposições.