Casa do Comum, Lisboa
9 a 11 de outubro
Nos dias 9, 10 e 11 de outubro, a Casa do Comum recebe Arte Pela Palestina, com uma programação que se afirma como ato de resistência. Assinalados dois anos da invasão da Faixa de Gaza, o evento regressa com a missão de aliar a criação artística à solidariedade perante a causa palestiniana.
No centro da mostra, existe uma exposição de obras de arte e um leilão, cinema e concertos, mas os eventos que integram o programa multidisciplinar vão para lá da programação artística, existindo lugar para conversas, debates e gastronomia tradicional palestiniana.
A entrada é livre, mediante donativo.
Teatro Jordão e Jardim da Fraterna, Guimarães
10 e 11 de outubro
O Sonus Art Fest está de volta ao Teatro Jordão e ao Jardim da Fraterna, em Guimarães, nos dias 10 e 11 de outubro. Com o cunho da revista digital de música “Sound”, o evento promete showcases, uma exposição artística e concertos de artistas como Sophia Chablau e Felipe Vaqueiro, nomes do indie-rock brasileiro, a banda portuguesa Humana Taranja, e os ingleses Opus Kink, que experimentam a fusão do jazz e do punk.
Escola de Artes de Oficios, Ovar
14 a 18 de outubro
A 6ª edição do festival Ovar Expande, uma iniciativa do Município de Ovar, acontece de 14 a 18 de outubro, com destaque para os cantautores. Manel Cruz, The Legendary Tigerman, Bia Maria e Lana Gasparøtti são alguns dos artistas que compõem o cartaz do evento, que procura criar aproximação entre arte e públicos através de concertos intimistas. Para além dos espetáculos, os quatro dias do Ovar Expande contam com conversas e formações, seguindo a linha condutora de um evento preocupado com a criação de ambiente “que valoriza o talento local” e em que “os espectadores se transformam em protagonistas” .
Vários espaço, Porto
14 a 18 de outubro
O Family Film Project - Festival Internacional de Cinema de Arquivo celebra o cinema criado no seio da família. Está de volta ao Porto, entre 14 e 18 de outubro, com sessões de cinema e atividades paralelas no Batalha Centro de Cinema, na Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto, na Galeria Nuno Centeno, no Coliseu Porto Ageas e no Passos Manuel.
São 22 filmes em competição, segmentados em dois temas - Vidas e e Lugares, e Memória e Arquivo.
O foco central da programação deste ano é o cineasta experimental americano Jay Rosenblatt, cujas curtas-metragens tratam questões de arquivo e memória, apresentadas ao público a par de uma conversa com o próprio.
As atividades complementares do festival incluem três masterclasses que acontecem no Cinema Batalha: Jaimie Baron, com Archival Anticipations; Firouzeh Khosrovani, em Family Portrait: Uncovering Hidden Narratives, a par da projeção do filme da sua autoria Radiograph of a Family, e Mohammad Salemy, com Computational Contemplation: Cinema in the Eyes of AI.
Foi pensado um ciclo de performances artísticas, e um programa-expositivo, com trabalhos de vídeo-instalação e fotografia na Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto.Consulta toda a informação aqui.
Vários espaços, Lisboa
16 a 26 de outubro
O Doclisboa regressa à Cinemateca Portuguesa, Cinema Ideal, Culturgest e São Jorge, entre 16 a 26 de outubro, com uma programação que conta com mais de 200 filmes. Ecléticas e oriundas de diversos países, as obras cinematográficas apresentadas oferecem retratos diversos do mundo e do cinema contemporâneo.
Para além das Competições Nacional e Internacional, e da secção Verdes anos, que anualmente celebra os projetos documentais de jovens cineastas, desta-se a retrospetiva a William Greaves, “pioneiro do cinema experimental afro-americano”, que decorre na Cinemateca, com a projeção de filmes como Nationtime (1972) ou Black Power in America: Myth... or Reality? (1986).
AbcDoc é a secção educativa do Doclisboa, e em parceira com o Apordoc, apresenta uma curadoria dedicada ao público jovem e infantil, que privilegia a educação lúdica e a valorização do cinema como meio de aprendizagem
Descobre toda a programação aqui.