Vários espaços, Porto
4 a 8 novembro
A 11ª edição do Queer Porto - Festival Internacional de Cinema Queer acontece entre os dias 4 e 8 de novembro, no Batalha Centro de Cinema, na Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto e no Passos Manuel. Com um total de 40 filmes, a programação integra projetos de ficção e de documentário, curtas e longas-metragens, sob as temáticas da resistência e comunidades queer.
A sessão de abertura conta com o mais recente filme de Paula Tomás Marques que, depois da estreia no IndieLisboa, leva ao Porto o filme Duas Vezes João Liberada, no dia 4 de novembro.
Entre as diferentes secções, destaca-se a Carta Branca a Daniel Pinheiro, programador do Queer Lisboa e Porto, falecido no início do ano. Em tom de homenagem são-lhe dedicados quatro filmes, ao longo do festival: Terror Nullius (2018), de Soda Jerk; Blue (1993), de Derek Jarman; Passion (2021), de Maja Ray Borg; e Fluido (2017) de Shu Lea Cheang.
Os bilhetes para as sessões já estão à venda. As sessões na Casa Comum são de entrada livre, mediante lotação da sala.
Vários espaços, Faro
6 a 9 novembro
O MOMI - Festival Internacional de Teatro leva a sua 3ª edição a Faro, entre os dias 6 e 9 de novembro, com uma programação que afirma o “corpo como motor de reflexão e encontro”. Com apresentações de dança, circo contemporâneo, mimo e teatro, o festival celebra a criação contemporânea nacional e internacional, trazendo nomes como Maguy Marin e Peripécia Teatro. Destaca-se o espetáculo ¿Y Ahora Qué?, do chileno Mimo Tuga, vencedor do Prémio do Público na edição de 2023 do MOMI.
Nos dias 7, 8 e 9, há workshops de dança e mimo, paralelos aos espetáculos, sendo um especialmente dedicado aos mais novos - Dança/Teatro para crianças - com mediação de Moving Borders.
Vário espaços, Guimarães
6 a 15 novembro
Assinalados, este ano, 34 anos de atividade, o Guimarães Jazz regressa à cidade de 6 a 15 de novembro, para mais uma edição que celebra o jazz nas suas vertentes tradicionais e inovadoras.
Na edição de 2025, compõe o cartaz nomes como Craig Taborn, Maria João e Orquestra de Guimarães, Danilo Pérez, entre muitos outros. Com foco numa mostra global da criação musical no panorama do jazz, a programação aposta na diversidade de estilos, destacando criações contemporâneas experimentais, sem deixar de salientar as sonoridades base da tradição, de forma a oferecer aos públicos uma curadoria abrangente e eclética.
Teatro Carlos Alberto, Porto
6 a 16 novembro
Santa Joana dos Matadouros é a mais recente criação do Teatro da Didascália, com estreia marcada para o dia 6 de novembro, no Teatro Carlos Alberto, no Porto. Com encenação de Bruno Martins, a peça de teatro apropria o texto homónimo de Bertolt Brecht, e devolve ao palcos a personagem inspirada em Jeanne D’Arc - Joana Dark, que nesta versão se situa no pós-crash bolsista de 1929, em Chicago, e personifica a voz dos oprimidos ao mesmo tempo que se debate com as contradições que acompanham o crescente poder e a sua ação social. Um texto transversal aos tempos, que trabalha “a tensão entre fé e política”.
Convento dos Cardaes, Lisboa
6 a 10 novembro
A 4ª edição dos Encontros com Identidade, promovida pela P.A. - Psicólogos Associados, acontece no Convento dos Cardaes em Lisboa, entre os dias 6 e 10 de novembro. Sob o mote “Sobre (a) Mesa”, o evento promove “uma exposição e uma reflexão sobre o papel da comida enquanto símbolo identitário”, com a participação de artistas plásticos e chefs de cozinha, cuja contribuição passa pela mostra de obras de arte e uma reflexão acerca do ato de cozinhar, respetivamente. A apresentação final é aberta ao público, e integra uma exposição, conferências e outras atividades complementares.
 
				 
				