Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Contratação

Este módulo oferece uma visão abrangente sobre os tipos de contratação pública e a gestão de financiamentos, com um enfoque específico nas necessidades e desafios dos teatros e cineteatros.

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Este módulo oferece uma visão abrangente sobre os tipos de contratação pública e a gestão de financiamentos, com um enfoque específico nas necessidades e desafios dos teatros e cineteatros. A formação abordará as particularidades legais e administrativas envolvidas na contratação pública para projetos culturais, ajudando os participantes a gerir financiamentos e apoios de forma eficaz.

A formação está integrada na 4ª edição do Plano de Valorização e Qualificação dos Recursos Humanos afetos aos equipamentos Rede de Teatro e Cineteatros Portugueses [RTCP], uma iniciativa da Direção Geral das Artes (DGARTES), feita nesta edição em parceria com o Gerador. Uma vez que o número de vagas é limitado, a inscrição fica sujeita a confirmação e até ao máximo de duas pessoas por equipamento. Mediante as vagas disponíveis, poderão ser aceites mais. Os inscritos receberão informação até 10 dias antes do início do módulo em que se inscreveram.

Inscrições aqui.

Calendário da formação por local
Aveiro no Teatro Aveirense: 16 a 18 de março de 2026
Loulé no Cineteatro Louletano: 11 a 13 de maio de 2026
Matosinhos no Teatro Constantino Nery: 6 a 8 de julho de 2026

Horário
Segunda-feira: 14h às 20h
Terça-feira: 09h às 18h (intervalo de almoço: 13h-14h)
Quarta-feira: 09h às 13h

Calendário das candidaturas por local confirmado
Aveiro
Data de fecho das candidaturas - 1 de março de 2026
Data da comunicação dos selecionados - 6 de março de 2026

Loulé
Data de fecho das candidaturas - 12 de abril de 2026
Data da comunicação dos selecionados - 22 de abril de 2026

Matosinhos
Data de fecho das candidaturas - 12 de abril de 2026
Data da comunicação dos selecionados - 17 de junho de 2026

Carga horária
18H

Formadores
Joana Portela e Rui Ferreira 

Joana Portela é uma profissional do setor cultural com experiência na interseção entre criação artística, produção cultural e estrutura financeira e administrativa de projetos culturais. Atualmente é Coordenadora Financeira e Administrativa do Doclisboa  Festival Internacional de Cinema, onde acompanha a gestão financeira, orçamental e operacional da estrutura, incluindo tesouraria, execução financeira, fecho de relatórios de contas, contratação nacional e internacional e organização administrativa de recursos humanos e fornecedores. É também fundadora da Art+Income, um projeto independente focado na execução financeira, planeamento orçamental e organização estrutural de projetos culturais. Ao longo do seu percurso profissional trabalhou com estruturas e projetos relevantes do setor cultural contemporâneo, incluindo a BoCA - Bienal de Artes Contemporâneas e Futurama - Ecossistema Cultural do Baixo Alentejo. A formadora Joana Portela dará 14H deste módulo.

Rui Ferreira é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e mestre em Direito Administrativo. Exerceu vários cargos de administração e direção em entidades públicas da administração local e do setor público empresarial, e conta com mais de 30 anos de experiência em consultoria jurídica a entidades públicas e privadas. Nos últimos anos, prestou consultoria ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, tendo coordenado a equipa jurídica da Estrutura de Missão para a Presidência Portuguesa da União Europeia 2021, supervisionando todos os assuntos jurídicos, designadamente contratação pública, procedimentos de seleção e recrutamento de pessoal, contratos de arrendamento e licenciamentos (2019-2021). Prestou também assessoria jurídica ao Ministério da Economia e do Mar, na preparação da Segunda Conferência dos Oceanos das Nações Unidas (Lisboa, junho de 2022). No âmbito cultural, foi assessor jurídico da Empresa EGEAC entre 2008 e 2015 e hoje é consultor jurídico do Teatro Nacional D. Maria II, E.P.E. e da Fundação Centro Cultural de Belém. O formador Rui Ferreira dará 4H deste módulo.

Objetivos
1. Compreender os princípios e procedimentos de contratação pública aplicados ao setor cultural, com ênfase em teatros e cineteatros, explorando a legislação específica e as boas práticas para garantir a conformidade e a eficácia na gestão de projetos culturais.
2. Gerir financiamentos e outros apoios destinados a teatros e cineteatros de maneira eficiente e conforme as exigências legais, com foco na elaboração e gestão de orçamentos, acompanhamento administrativo e financeiro, e na gestão de seguros, licenças e direitos de autor
3. Navegar pelas especificidades da contratação internacional no contexto de colaborações e parcerias culturais em teatros e cineteatros.

Conteúdos
1. Tipos de contratação, princípios, normas e procedimentos, com especificidade aplicada ao setor cultural, abordando as particularidades da contratação pública em projetos culturais e os desafios específicos enfrentados por teatros e cineteatros.
2. Gestão de financiamento público, incluindo a elaboração de orçamentos, acompanhamento administrativo e financeiro de contratos, e conformidade com as exigências legais e regulatórias.
3. Gestão de outros apoios.
4. Práticas e exigências da contratação internacional.

Este programa poderá ainda ser sujeito a alterações.

Sobre a Academia Gerador
No Gerador desenvolvemos ações educativas que estimulem a criatividade e o pensamento crítico, através de investigação e ensino não formal.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

18 Fevereiro 2026

Imagem e Vídeo – Níveis intermédio e avançado

18 Fevereiro 2026

Higiene, segurança no trabalho e prevenção de risco em Sala de Espetáculo

18 Fevereiro 2026

Produção – Níveis intermédio e avançado

18 Fevereiro 2026

Som – Níveis intermédio e avançado

5 Fevereiro 2026

Inscrições abertas para a 4ª edição do Plano de Valorização e Qualificação dos Recursos Humanos da RTCP

29 Janeiro 2026

RTCP: formulário de inscrição no Plano de Valorização e Qualificação

29 Janeiro 2026

Comunicação de Artes Performativas – Níveis intermédio e avançado

29 Janeiro 2026

Conceção de Projetos Artísticos Participativos

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

17 novembro 2025

A profissão com nome de liberdade

Durante o século XX, as linhas de água de Portugal contavam com o zelo próximo e permanente dos guarda-rios: figuras de autoridade que percorriam diariamente as margens, mediavam conflitos e garantiam a preservação daquele bem comum. A profissão foi extinta em 1995. Nos últimos anos, na tentativa de fazer face aos desafios cada vez mais urgentes pela preservação dos recursos hídricos, têm ressurgido pelo país novos guarda-rios.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0