fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

No Museu de Faro as obras de arte conhecem-se com 5 sentidos

Um sistema desenvolvido por investigadores da Universidade do Algarve permite conhecer 84 obras do Museu…

Texto de Carolina Franco

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Um sistema desenvolvido por investigadores da Universidade do Algarve permite conhecer 84 obras do Museu Municipal de Faro através dos 5 sentidos. Visitar um museu não tem de ser mais uma experiência maioritariamente visual: o dispositivo criado por João Duarte e a sua equipa do Instituto Superior de Engenharia da UAIg proporciona sensação de tato, paladar e olfato. 

Três anos foi o tempo que o projeto demorou a ser pensado e concretizado. Os testes foram feitos no Museu Municipal de Faro e incluem obras da “sala das lendas”, com pinturas de Carlos Porfírio que contam nove lendas populares algarvias compiladas por Ataíde de Oliveira. 

O processo é simples: apontar o telemóvel para a obra e deixar que a magia aconteça. Além de uma narração da história da pintura, é possível “ter as sensações que o autor pretendia transmitir”, conta João Rodrigues, coordenador do projeto, à Lusa. No ecrã do telemóvel são aumentados os pormenores da pintura; no dispositivo que se liga ao telemóvel, são reproduzidas sensações de vibração e de brisa, assim como o cheiro a flores e amêndoas, através de uma ventoinha, e o sabor a frutos vermelhos e café. 

O objetivo principal da equipa foi pensar numa experiência prazerosa ao visitar um museu, tirando partido da tecnologia. O coordenador do projeto garante à Lusa que a ideia não é passar mais tempo a olhar para um ecrã, mas usufruir do museu e ter acesso a outro tipo de informação. 

Texto de Carolina Franco
Fotografia de Igor Miske via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

6 Janeiro 2025

Joana Meneses Fernandes: “Os projetos servem para desinquietar um bocadinho.”

23 Dezembro 2024

“FEMglocal”: um projeto de “investigação-ação” sobre os movimentos feministas glocais

18 Dezembro 2024

Portugal é o país onde mais cresceu o risco para o pluralismo mediático entre UE e candidatos

4 Dezembro 2024

Prémio Megatendências tem candidaturas abertas até 15 de dezembro

28 Novembro 2024

Reportagem do Gerador motiva alteração ao OE

27 Novembro 2024

“O trabalho está feito, e muito bem feito.” VALSA e CORAL coletivo vão fechar portas

20 Novembro 2024

Visita as antigas instalações da Manutenção Militar Norte, no Beato, a 23 e 24 de novembro

20 Novembro 2024

Trabalhas em cultura num território de baixa densidade? Isto pode ser para ti

18 Novembro 2024

Património sonoro de Aveiro é protagonista de novo disco

7 Novembro 2024

A 2.ª edição do ciclo Afro-Portugal está de volta a Coimbra para questionar identidades

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Assessoria e Escrita de Comunicados de Imprensa

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 JANEIRO 2025

A letra L da comunidade LGBTQIAP+: os desafios da visibilidade lésbica em Portugal

Para as lésbicas em Portugal, a sua visibilidade é um ato de resistência e de normalização das suas identidades. Contudo, o significado da palavra “lésbica” mudou nos últimos anos e continua a transformar-se.

16 Dezembro 2024

Decrescer para evitar o colapso

O crescimento económico tem sido o mantra da economia global. Pensar em desenvolvimento e em prosperidade tem significado produzir mais e, consequentemente, consumir mais. No entanto, académicos e ativistas pugnam por uma mudança de paradigma.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0