fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

auéééu

A companhia auéééu foi fundada no dia 13 de maio de 2014 e é constituída…

Texto de Andreia Monteiro

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A companhia auéééu foi fundada no dia 13 de maio de 2014 e é constituída por um grupo de nove atores – nascidos entre os anos de 1982 e 1993 – licenciados em 2014 pela Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC). O grupo, cujas origens são diversas (Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Portimão, Lousã), ambiciona estruturar um programa coletivo de criação teatral com vista a desenvolver uma dramaturgia de autoria própria baseada no diálogo entre pensadores e criadores provenientes de vários ramos do saber, no cruzamento de linguagens artísticas e na apropriação das linguagens não-artísticas, e na multidisciplinariedade da formação de cada membro da companhia e daqueles que a apoiam (áreas como a música, psicologia, dança, artes plásticas, filosofia, antropologia, história, cinema, literatura, pedagogia, botânica, mecânica e teatro). Esta companhia pretende pensar a criação em coletivo, na qual se vão reorganizando os lugares de decisão e onde se valoriza a diferença. Procura também desenhar territórios de encontro através do que se pode chamar «corpo sensível», um corpo que sente e pensa enquanto escreve; consciente desse jogo cénico, utiliza o real dentro da ficção e a ficção dentro do real.

Após o exercício final da licenciatura na ESTC, intitulado Falta Tinta Vermelha, o grupo decidiu dar continuidade ao seu trabalho, apresentando este espetáculo em contexto profissional, desta vez na Comuna Teatro e Pesquisa, em 2015. Nos anos seguintes, o grupo apresentou na Rua das Gaivotas 6, na Comuna Teatro de Pesquisa, no Teatro Taborda, no Teatro Nacional D. Maria II (Ciclo Recém-Nascidos’16), no Trampolim Gerador e no Teatro Municipal Sá da Bandeira de Santarém o espetáculo Tradição. Iniciou, em 2016, com o grupo de dança Espaço Neutro, uma criação a partir da Ilíada, de Homero, que deu origem à primeira parte da trilogia 9 Anos Depois, apresentada na Comuna Teatro e Pesquisa. A segunda parte, já sem a colaboração do Espaço Neutro, foi apresentada na Rua das Gaivotas 6 e no Teatro Ibérico, em 2017. Tendo obtido o reconhecimento por parte da Fundação GDA, o grupo foi contemplado com um apoio à circulação deste mesmo espetáculo, tendo vindo a ser realizada ao longo de 2018. Estreará o seu próximo espetáculo, Um Passo Atrás, dia 9 de Fevereiro no CC Olga Cadaval, em Sintra, seguindo-se de uma digressão pelo país.

Para saberes mais sobre eles, espreita aqui:

https://www.facebook.com/aueeeuteatro/

https://www.instagram.com/aueeeuteatro/

Espetáculo "9 ANOS DEPOIS - a partir da Ilíada", fotografia de Alípio Padilha


Se queres conhecer mais autores portugueses, clica aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

7 Novembro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

6 Novembro 2025

Fica a conhecer Mariana Frazão, vencedora de teatro na MNJC24

6 Novembro 2025

A Mostra Nacional Jovens Criadores está em Santarém de 21 a 23 de novembro. Vê o programa aqui

6 Novembro 2025

Ovar Expande: ser cantautor para lá das convenções

5 Novembro 2025

Catarina, Lisboa faz-te feliz? Vê a quinta entrevista deste projeto

5 Novembro 2025

Por trás da Burqa: o Feminacionalismo em ascensão

4 Novembro 2025

Podcast Two Takes: o impacto social da exploração mineira, com Paulo Carneiro e Georgis Grigoriakis

3 Novembro 2025

Exposição “Como ser um lugar de vizinhança” inaugura a 12 de novembro no Goethe-Institut, em Lisboa

3 Novembro 2025

Miguel Carvalho: “O Chega conseguiu vender a todos a ideia de que os estava a defender”

31 Outubro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

29 SETEMBRO 2025

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0