fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Sustentabilidade é o mote para a 11ª edição do festival de videoarte FUSO

Entre os dias 27 de agosto e 1 de setembro o FUSO – Anual de…

Texto de Carolina Franco

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Entre os dias 27 de agosto e 1 de setembro o FUSO - Anual de Videoarte Internacional de Lisboa regressa para a sua 11ª edição. Antoni Muntadas e Pedro Barateiro são os dois artistas convidados no evento que terá projeção de vídeo ao ar livre durante seis noites, com sessões gratuitas nos jardins e claustros de alguns museus da cidade.

O tema desta edição é a sustentabilidade, caminhando os diferentes programas curatoriais neste sentido. Sandra Vieira Jürgens ficou responsável pelos quatro vídeos de artistas contemporâneos portugueses, que levantam questões como a emergência ambiental no tempo de transformação que se vive, indo das causas passadas às consequências futuras. Futuro Presente, o programa pensado pela curadora, é composto por trabalhos de Francisco Pinheiro & Paulo Morais, Marcelo Felix, Nikolai Nekh e Nuno Barroso & Veronika Spierenburg.

Além do programa de Sandra Vieira Jürgens, o festival conta ainda com A obra de Floris Kaayk, com seis vídeos do artista holandês, curado por Tom Van Vliet; três trabalhos reunidos pelo brasileiro Moacir dos Anjos que refletem "as suas inquietações perante a violência e o racismo no Brasil e que contribuem para uma mudança, indicando que a sustentabilidade - social, ética, política e cultural - de uma comunidade também depende do combate ao racismo”, conforme indica o comunicado de imprensa.

Margarida Mendes, curadora e investigadora portuguesa, preparou Hidrológicas, um programa composto por 4 vídeos de artistas da Áustria, Colômbia e Qatar/EUA, “que exploram as diferentes multiplicações de natureza, perspectivando a noção de escala e a nossa própria posição, numa permanente equação de fluxo.” Já Lori Zippay, curadora norte-americana, apresenta o trabalho de Jacolby Satterwhite e Nam June Paik com “Global Groove” Revisitado, uma sessão criada a partir dos arquivos da Electronic Arts Intermix que põe lado a lado uma obra digital e uma analógica, separadas por quarentas anos mas muito próximas na temática. 

Antoni Muntadas e Pedro Barateiro são os dois artistas convidados a apresentar trabalho no FUSO. Pedro Barateiro, o artista convidado português, leva A Viagem Invertida (Espelho), para abrir a 11ª edição do FUSO na Travessa da Ermida, a 27 de agosto. A obra que parte de uma investigação sobre a extracção de lítio em Portugal, bem como o seu uso — quer na indústria tecnológica, quer na medicina — foi criado para a BoCA - Biennial of Contemporary Arts e apresentado pela primeira vez no Teatro Nacional D. Maria II

No dia 29 de agosto serão apresentadas as obras dos artistas portugueses ou estrangeiros a residir em Portugal, que se candidataram através da Open Call aos prémios FUSO | EDP / MAAT Aquisição e FUSO | RESTART Incentivo, selecionados por Jean-François Chougnet, o diretor artístico do festival. 

Paralelamente à programação do FUSO e com “o objetivo de promover e incentivar os novos artistas”, a parceria com a Ar.Co - Escola de Arte e Comunicação Visual e com o Turismo de Lisboa foi renovada, permitindo a exibição de trabalhos de alunos do curso de Imagem em Movimento nos 18 ecrãs do Canal Lisboa, espalhados pela cidade durante a semana em que decorre o festival. 

Criado em 2009, o FUSO assume-se como “o único festival de videoarte que decorre ao ar livre em Lisboa”. Durante seis noites recebe artistas, curadores, instituições e o público que se quiser juntar para ver e pensar videoarte em conjunto. 

O FUSO - Anual de Videoarte International de Lisboa insere-se no programa Lisboa na Rua, promovido pela EGEAC. Ocupa espaços como a Travessa da Ermida, a Praça do Carvão Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), Jardim do Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, Jardim do Museu Nacional de Arte Antiga, Claustro do Museu Nacional de História Natural e da Ciência e Claustro do Museu da Marioneta. A entrada é livre e o programa completo pode ser consultado aqui

Texto de Carolina Franco
Still de Video is Television de Antonio Muntadas

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

29 SETEMBRO 2025

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0