fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Mescla com Luís Leitão

Luís Leitão nasceu em Gondomar em 1994. Foi aí que cresceu e que saltitou de…

Texto de Redação

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Luís Leitão nasceu em Gondomar em 1994. Foi aí que cresceu e que saltitou de curso em curso até acabar na Academia Contemporânea do Espectáculo. Acabou o curso de Interpretação em 2014 e desenvolveu trabalho na área durante um ano levando teatro de marionetas às escolas da cidade do Porto. Frequentou a Escola Superior de Teatro e Cinema.

Em paralelo manteve o projeto Baixo Soldado com o qual tocou na Festa do Avante 2015 e Queima das Fitas de 2015. Em 2017, criou o projeto FOQUE e lançou o primeiro EP.

Conta com presença no Caldas Late Night 2017, Indie Music Fest 2017 e Ginga Beat (Vodafone FM). Fez parte da curta-metragem “Fenomenologia da Alma” exibida no FECIBogotá - Festival Internacional de Cinema Independente de Bogotá, como músico/ sonoplasta. É também músico de cena/criador do espetáculo de teatro de rua Samsara, com o qual marcou presença no ano de 2017 no Fresh Street (St.Maria da Feira), Ovar em Festa, Festiteatro (Esposende) e Festival Internacional de Setúbal. Criou e interpretou música ao vivo para o espetáculo de dança vertical “Imortella” (S.João da Madeira). Foi também cocriador da Festa de Encerramento do Festival Bons Sons 2018 (Cem Soldos).

Fica com a sua seleção de 10 músicas de autores portugueses, aqui:

José Mário Branco, FMI

"Lembro-me precisamente da primeira vez que ouvi esta música. Vinha de mais um dia na labuta, autocarro, sentado no lugar imediatamente atrás do motorista. Ouvia “de um só jorro”, como é suposto. Contive as lágrimas, cheguei a casa, jantei e fui dormir sem dizer uma única palavra. Causou um impacto tão grande em mim, na altura aluno de teatro, que desde então já a ouvi na íntegra centenas de vezes. Já a utilizei, inclusive, num espetáculo. Mas mais importante, utilizo-a na vida."

B Fachada, "Deus, Pátria e Família"

"É uma faixa que para mim é um dos trabalhos mais puros do B Fachada, na minha óptica de mero “consumidor”. Há uma narrativa, há cenários, há personagens tipo, há escárnio. É teatro e é Portugal."

José Mário Branco, Canto dos Torna-Viagem

"É a junção de três grandes influências minhas: José Mário Branco, Fausto Bordalo Dias e Sérgio Godinho, apesar deste último não ter tanto peso como os anteriores. Tem uns coros surreais e é simplesmente linda. Aconselho vivamente."

DA WEASEL, Casa ( Vem Fazer de Conta )

"Escolho esta música assim como poderia escolher qualquer outra deste album. Uma tia ofereceu-me o CD no ano em que saiu. Desde então rodei-o no meu walkman até à exaustão. É intemporal. Junta também dois ídolos da adolescência, Pacman e Manuel Cruz."

Slow J, Sonhei Para Dentro

"É uma música exemplar a nível de produção e de sentimento. Mais uma vez, escolho esta assim como poderia escolher qualquer uma deste album. É um trabalho exímio, das vísceras. Sente-se cada palavra, cada melodia, cada mágoa transformada em arte. Isto não é ar de duro, isto é arte!"

Valete, Melhor rima de sempre (Orelha Negra Mixtape)

"Um clássico. Agrada-me muito a narrativa extensa, o partir sem porto. Somos levados por uma dupla tão interligada como as cerejas, a lírica e a métrica. Obrigado Valete."

Keso, "BruceGrove"

"É um tema que, para mim, se assemelha muito em essência do FMI do José Mário Branco. Parte de uma frustração, que na verdade me parece ser um dos melhores combustíveis criativos. Para além disso toca-me no nervo. Em momento de aperto a quem recorremos? 'Se me vez a acenar a mão diz ao meu pai que o amo, diz à minha mãe que eu a amo.'"

Papillon, Imediatamente (Prod. Slow J)

"É um refresco no panorama nacional. Papillon leva-nos na sua narrativa agarrados do início ao fim. É “storytelling”, mordaz e incisivo. É bom de mais."

Ornatos Violeta, Chaga

" 'Chaga' é apenas a ponta do iceberg Ornatos. Incontáveis as portas que se abriram para mim depois da escuta da discografia, incontornável a sua influência na minha formação enquanto músico e pessoa. Acrescento o “fun fact” de ter tocado no mesmo dia que os mesmos no Marés Vivas com The Lazy Faithful. Risco da lista, e se for agora, vou feliz."

Bruno Pernadas, Ahhhh

"Permanece comigo até os dias de hoje por me lembrar perfeitamente da primeira reação que tive ao ouvi-la: “ai, isto também vale?”. É nacional, é do mundo."

Fotografia de Marcelo Baptista

Se queres ouvir mais Mesclas da Semana, clica aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

4 Novembro 2024

Mescla com Inóspita

28 Outubro 2024

Mescla com Tiago Cardoso

21 Outubro 2024

Mescla com INÊS APENAS

14 Outubro 2024

Mescla com emmy Curl

7 Outubro 2024

Mescla com Silly

30 Setembro 2024

Mescla com Arianna Casellas y Kauê

23 Setembro 2024

Mescla com Cassete Pirata

16 Setembro 2024

Mescla com Eugénia Contente

9 Setembro 2024

Mescla com Jonas

2 Setembro 2024

Mescla com Ya Sin

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

29 SETEMBRO 2025

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0