fbpx
Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Federações europeias de cinema e audiovisual juntam-se num apelo comum

Oito associações e federações europeias, que representam milhares de trabalhadores do cinema e audiovisual, fizeram…

Texto de Lusa

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Oito associações e federações europeias, que representam milhares de trabalhadores do cinema e audiovisual, fizeram no dia 3 de abril um apelo conjunto com medidas específicas para o setor, abalado pela pandemia da Covid-19.

“Esta crise obrigou toda a área de produção de filmes e televisão a uma paragem forçada em todo o mundo. Milhares de empresas sofrem o impacto desta crise e milhões de trabalhadores que operam à frente e atrás das câmaras já perderam ou estão em risco de perder os seus empregos”, referem os signatários em comunicado.

O apelo, já lançado por várias associações e entidades a nível individual, é agora reforçado numa posição comum em defesa dos direitos dos trabalhadores e empresas envolvidas no setor: “Um acesso fácil e rápido a apoio financeiro excecional, para cobrir os custos fixos das próximas semanas e meses”.

Pedem ainda “concessão de subsídios diretos para ajudar a cobrir os custos fixos imediatos, incluindo de empregos” e que todos os trabalhadores, incluindo independentes e ‘freelancers’, sejam abrangidos “pelos pacotes de ajuda económica e social”.

Entre as entidades que assinam esta posição comum estão a Confederação Europeia de Produção Independente, a Federação Internacional de Atores e a Federação de Realizadores Europeus de Cinema.

Assinam ainda a federação Animation in Europe, a associação Eurocinema, a federação internacional de produtores de cinema, a Federação de Argumentistas na Europa e a união de sindicatos das Artes, Media e Entretenimento.

O documento foi também divulgado pela Associação de Produtores Independentes de Televisão (APIT), que faz parte da direção da Confederação Europeia de Produção Independente (CEPI).

Em Portugal, o setor cultural está também paralisado por via das medidas restritivas e da declaração do estado de emergência, no âmbito do combate à pandemia da doença covid-19, o que levou, no caso do cinema e do audiovisual, ao adiamento ou cancelamento de várias produções já em curso.

A APIT já defendeu a criação de uma linha de crédito específica para o setor audiovisual, como “fundo maneio, tesouraria e investimento no regresso à normalidade”, e um ‘lay off’ simplificado, que possa ser aplicado "aos trabalhadores que sejam afetados pela paragem parcial da atividade da empresa".

O Instituto do Cinema e Audiovisual também anunciou "medidas excecionais" nos concursos de apoio financeiro, entre as quais a possibilidade de os filmes apoiados terem uma primeira exibição em televisão ou em plataformas de ‘streaming’.

Foram ainda agilizados procedimentos no acesso aos concursos de apoio, sem que haja qualquer alteração aos montantes de apoio financeiro já definidos.

Texto de Lusa
Fotografia de Julien Andrieux disponível via Unsplash
Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

30 Abril 2024

Flávio Almada: “Devemos recusar a geografia do medo”

16 Abril 2024

‘Psiquiatria Lenta’: Crónicas de João G. Pereira no Gerador editadas em livro

9 Abril 2024

Fernando Dacosta: “Baixou-se o nível das coisas que fomenta a infantilização das pessoas”

3 Abril 2024

Festival Bons Sons convida o público a viver a aldeia em toda a sua diversidade

2 Abril 2024

Mariana Vieira da Silva: Marcelo “será visto como alguém que contribuiu para a instabilidade”

26 Março 2024

Diana Andringa: “o jornalismo está a colaborar na criação de sociedades antidemocráticas”

19 Março 2024

Leonor Chicó: “no nosso quintal já se sentem os efeitos da crise climática” 

16 Março 2024

José Pacheco Pereira atribuiu nota 7 à probabilidade de uma guerra na Europa

12 Março 2024

A Open Food Facts quer empoderar os consumidores através da informação

5 Março 2024

Bolsa Amélia Rey Colaço abre candidaturas para 7ª edição

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Comunicação Digital: da estratégia à execução [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Pensamento Crítico [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online ou presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Práticas de Escrita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

22 ABRIL 2024

A Madrinha: a correspondente que “marchou” na retaguarda da guerra

Ao longo de 15 anos, a troca de cartas integrava uma estratégia muito clara: legitimar a guerra. Mais conhecidas por madrinhas, alimentaram um programa oficioso, que partiu de um conceito apropriado pelo Estado Novo: mulheres a integrar o esforço nacional ao se corresponderem com militares na frente de combate.

1 ABRIL 2024

Abuso de poder no ensino superior em Portugal

As práticas de assédio moral e sexual são uma realidade conhecida dos estudantes, investigadores, docentes e quadros técnicos do ensino superior. Nos próximos meses lançamos a investigação Abuso de Poder no Ensino Superior, um trabalho jornalístico onde procuramos compreender as múltiplas dimensões de um problema estrutural.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0