fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Opinião de NBC

Liberdade, o pão da vida

Nestes dias de isolamento social forçado, os momentos passam-se essencialmente na cozinha, falo por mim,…

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Nestes dias de isolamento social forçado, os momentos passam-se essencialmente na cozinha, falo por mim, claro! Parece que descobri uma veia artística para fazer pão.

Não só eu, uma vez que já dei por mim a tentar comprar fermento e eis que não havia em lado nenhum.

E no meio dessa azáfama de padeiro-cantor, surgiu-me um pensamento que me absorveu e serviu de mote para esta crónica.

No momento em que coloco a farinha e o sal misturado com o fermento e água dizem os antigos que se mexe tudo com a mão, mas como não me sentia confortável com o tal "ditado" preferi usar o clássico utensílio que todos temos em casa, o Salazar!

Em tempo de 25 de Abril à nossa porta, essa manifestação maior de liberdade em Portugal, aqui estou eu na cozinha pelas 10 da noite a juntar farinha e água com o Salazar, quão irónico é a nossa vida!

Numa prisão domiciliária sem termo certo, o governo deliberou que alguns prisioneiros de crimes menores fossem libertados, para fazer face ao controlo sobre a guerra do novo século. E nós, as pessoas livres, estamos prisioneiros em casa sem poder se quer sair da nossa zona de residência.

Se tivesse lido algo semelhante em algum livro, teria esboçado um sorriso nesse parágrafo e pensado onde teria ido buscar o escritor tamanha ideia escabrosa do futuro.

A massa já estava no ponto, agora é colocar ali no canto tapado e deixar a repousar durante 12 horas, até que a levedura faça com que a massa ganhe tamanho suficiente para se transformar em pão.

Pelas indicações governamentais o isolamento social vai durar mais uns dias, pelo menos até ao início de maio, provavelmente vamos todos passar o primeiro de Maio em casa. Esse dia tão importante para os sindicatos, que tanto lutaram, para que fosse um dia a celebrar com pompa e circunstância, como os trabalhadores merecem, claro está! Mas neste momento tenho a sensação que todos os empregados preferiam estar nos seus trabalhos mesmo que fosse primeiro de Maio.

Junto assim, uma palavra nova ao meu dicionário: layoff. Um semi-despedimento, uma corda bamba que deixa empregadores e empregados "presos" a uma situação que ninguém previa, num ano que foi comemorado como sendo um super ano novo.

Todas as regras, boas condutas e leis estão a ser postas em causa, os despedimentos em barda estão a acontecer de baixo das barbas dos sindicatos dos trabalhadores, às portas do 1 de maio, e a liberdade está a ser privada e televisionada.

Amanhã será mais um dia igual a este, e o pão vai para o forno, não sendo uma certeza absoluta, pois nem do dia de amanhã temos certezas, acredito que o Filipe Duarte terá dito até amanhã aos seus familiares próximos, mas foi-se embora, sem ver o próximo dia, sem tocar nem beijar umas quantas pessoas que tenho a certeza que tinha vontade.

No meio desta pandemia que o 25 de Abril não previu, nem um adeus decente vai ser possível dar.

E as portas que Abril abriu, que Ary dos Santos cantou, hoje estão fechadas para todos os que prezam a liberdade, como eu!

Conto com o fim desta peregrinação, e das feridas nos pés de não andar, para começar de novo, de microfone na mão e o Salazar na gaveta.

-Sobre NBC-

NBC é um dos grandes nomes da música actual portuguesa,  e um dos fundadores do movimento hip-hop em Portugal, apreciado pelas suas peculiares performances ao vivo com crossover entre o soulrnbdrum and bassrock e eletrónica e ainda com versatilidade para transformar e criar versões acústicas. O seu último disco, TODA A GENTE PODE SER TUDO, foi editado em finais de 2016. Nascido em 1974 em São Tomé e Princípe, com a influência das suas raízes africanas, Timóteo Tiny é uma das vozes soul mais acarinhadas de Portugal e autor de temas como «Segunda Pele», «NBCioso», «Homem», «Neve», «DOIS» ou «Espelho».  Com a sua discografia já pintou diversas bandas sonoras de filmes e de telenovelas portuguesas, e já pisou muitos palcos em festivais como  NOS Alive, Super Bock Super Rock, Meo Sudoeste, Festival F ou também salas icónicas como Coliseu de Lisboa, Casa da Musica ou Hard Club. Pelo caminho, conta com a edição de um EP, EPidemia (2013) e mais outros dois discos Afrodisiaco (2003) e Maturidade (2008). Já fez digressão com a banda GNR e, em 2015 e 2018, viajou até ao Brasil para uma digressão de cerca 40 dias em estados diferentes estados, tendo passado por lugares como Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis ou Belo Horizonte. Em 2019, participou no Festival da Canção, com a canção “Igual a Ti”, tendo conquistado o segundo lugar do concurso. E assim se escreve mais de 25 anos de carreira.

Texto de NBC
Fotografia de Teresa Lopes da Silva

As posições expressas pelas pessoas que escrevem as colunas de opinião são apenas da sua própria responsabilidade.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

22 Outubro 2025

O que tem a imigração de tão extraordinário?

15 Outubro 2025

Proximidade e política

7 Outubro 2025

Fronteira

24 Setembro 2025

Partir

17 Setembro 2025

Quando a polícia bate à porta

10 Setembro 2025

No Gerador ainda acreditamos no poder do coletivo

3 Setembro 2025

Viver como se fosse música

27 Agosto 2025

A lição do Dino no Couraíso

13 Agosto 2025

As mãos que me levantam

8 Agosto 2025

Cidadania como linha na areia

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

29 DE SETEMBRO

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0