fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

short/age: o diretório online de curtas metragens passa hoje para a sala de cinema

Quando o período de confinamento começou, Luís Belo e Carlos Salvador viram o seu trabalho…

Texto de Carolina Franco

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Quando o período de confinamento começou, Luís Belo e Carlos Salvador viram o seu trabalho no Shortcutz Viseu a parar, inevitavelmente. Juntos criaram short/age, um diretório de curtas metragens online que vai hoje para a sala de cinema. 

Tudo começou quando ambos identificaram “uma lacuna”: ser “difícil ver curtas portuguesas online”, como partilhou Luís com o Gerador. “Eu e o Carlos já programámos sessões suficientes para saber que o talento existe. As curtas estão até disponíveis, mas espalham-se por todo o lado. Então decidimos começar a fazer essa procura e facilitar o caminho para quem pretende o mesmo: um diretório de trabalhos portugueses, compreensível.” 

Ainda assim, o programador explica que “era importante não ficar por aqui”. Tendo o apoio financeiro do Município de Viseu para realizar sessões e que “neste ano seria muito difícil realizar todas" as que previam, Luís e Carlos optaram por redirecionar parte das verbas para a encomenda de novos argumentos. “Primeiro porque podemos apoiar os autores, e depois porque a história, o argumento, é um ponto fulcral de qualquer curta-metragem. Ao disponibilizar este texto, com todas as suas características técnicas, revela-se um pouco do processo de criação, ao mesmo tempo que exploramos as ideias destes autores. Abrir espaço para essa conversa é o fundamento do projeto”, conta o programador.

Neste projeto pensado a dois existe uma lógica colaborativa. Primeiro um autor escreve o argumento, que depois resultará numa obra sonorizada por um compositor e ilustrada por Susa Monteiro. “O Primeiro Acto da Tranquilidade” é a primeira resposta ao convite de Luís e Carlos, neste caso recebido por Guilherme Gomes  e com uma trilha sonora de Samuel Martins Coelho. 

Confessa ao Gerador que sente que “parece que tudo será diferente depois da pandemia” e que essa mudança terá, naturalmente, consequências no cinema. “It's a New Age. O argumento escrito por Luís Campos, "Novo Normal", sairá no final deste mês e é já um reflexo desta mudança porque passamos. Comenta o estado da nossa sociedade e a rapidez com que pode definhar. Não sei ao certo como o cinema curto pode mudar estes novos tempos, mas como reflexo de uma sociedade e pensamento, estes tempos irão mudar o cinema, a começar pela forma como o vemos. Num ecrã lá de casa. Com o short/age essa transição pode, pelo menos, ser menos dolorosa.”

Hoje, 19 de junho, voltam à sala de cinema de que tiveram de se despir à pressa. Ainda que com uma lotação muito reduzida, e seguindo as recomendações da Direção Geral de Saúde (DGS), não só será possível ver novos filmes, mas também ouvir os seus realizadores. Entre os nomes confirmados está já Paulo Furtado, mais conhecido enquanto The Legendary Tigerman, para apresentar a sua curta "Amor Quântico". 

Este regresso à sala, ainda que comedido, é visto por Luís Belo com entusiasmo: “o cinema, numa sala, torna-se uma experiência mais envolvente, de comunidade. É insubstituível rir e ouvir o riso de quem nos rodeia, ou comover-nos e sentir o silêncio de todos. Voltar a uma sala é poder partilhar essa experiência novamente, ainda que agora a distância exigida possa dar resultados diferentes. Para o short/age significa mais conteúdos.”  

“A nossa intenção é, a curto prazo, partilhar parte dessas conversas com o público do short/age, que esperamos, é muito maior que aquele que teve lugar na sala”, partilha por fim Luís. Para quem não se pode deslocar até à sala, o mergulho neste projeto pode ser dado aqui

Texto de Carolina Franco
Printscreen do site do short/age
Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

6 Novembro 2025

Ovar Expande: ser cantautor para lá das convenções

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

17 novembro 2025

A profissão com nome de liberdade

Durante o século XX, as linhas de água de Portugal contavam com o zelo próximo e permanente dos guarda-rios: figuras de autoridade que percorriam diariamente as margens, mediavam conflitos e garantiam a preservação daquele bem comum. A profissão foi extinta em 1995. Nos últimos anos, na tentativa de fazer face aos desafios cada vez mais urgentes pela preservação dos recursos hídricos, têm ressurgido pelo país novos guarda-rios.

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0