fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Travessa da Ermida regressa com duas exposições simultâneas

“Mist”, de Andreia Santana, conta com curadoria de Alberta Romano e ocupa o espaço da…

Texto de Redação

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

“Mist”, de Andreia Santana, conta com curadoria de Alberta Romano e ocupa o espaço da Ermida Nossa Senhora da Conceição. Já “A Failed Entertainment #3 - Manoela Ritornella”, de Francisca Carvalho, é um projeto curatorial de Ana Anacleto e pode ser visto na porta N.º11 da Travessa do Marta Pinto, em Belém. Ambas são de entrada livre e podem ser visitadas até 17 de outubro.

Em “Mist”, Andreia Santana apresenta uma instalação que compreende duas obras escultóricas em aço, que dialogam com a arquitetura setecentista da Ermida Nossa Senhora de Belém, dando continuidade à pesquisa que a artista tem desenvolvido em torno das anotações de campo e apontamentos arqueológicos.

“Abrangendo diferentes períodos históricos, esta coleção denuncia modos típicos de organização do trabalho local em arqueologia - que, consequentemente, levaram à invisibilidade das contribuições dos trabalhadores - numa tentativa de abrir espaço para um poder contra-discursivo que permita novas historiografias, contra-mitologias e utopias. Concebidas como "elementos mutantes", as novas obras produzidas para a exposição "Mist" refletem sobre o seu inerente estatuto fluido, possibilitado pela sua natureza não inscrita perpetuando um caráter em constante mudança que possibilita outros tipos de existência no futuro”, pode ler-se na sinopse da exposição.

Já a intervenção «A Failed Entertainment #3 – Manoela Ritornella” corresponde ao terceiro momento expositivo do projeto curatorial "A Failed Entertainment", desenvolvido por Ana Anacleto para o programa De Porta a Porta da Ermida. Em Manoela Ritornella, a artista Francisca Carvalho apresenta uma imagem que recupera a linoleogravura - uma prática com origem na Europa do final do século XIX-, cruzando-a com o universo gráfico da tradicional xilogravura nipónica, nomeadamente, com referências de caráter erótico ou pornográfico (Hentai) e de padrões tradicionais como ondas e nuvens.

“A artista parte de uma série de desenhos desenvolvidos em 2013 e cria, a pretexto desta exposição, uma nova composição recorrendo agora à cor, através do uso de pigmentos naturais (índigo e dióxido de titânio). Numa construção em camadas (própria, literalmente, da prática tradicional da gravura, mas também entendida metaforicamente na sobreposição das várias referências que somos convidados a descobrir), a obra Manoela Ritornella estende-se ainda para lá do seu suporte físico, propondo uma relação evocativa com o próprio lugar onde é apresentada – Belém, a presença manuelina e o seu contexto histórico de representações visuais”, refere a curadora.

A exposição “Mist” pode ser visitada de terça-feira a sábado, entre as 14h e as 18h, e a intervenção «A Failed Entertainment #3 – Manoela Ritornella” pode ser visitada 24 horas por dia.

Texto de Flávia Brito
Fotografia de Dariya Susak via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

17 Abril 2025

Estarão as escolas preparadas para os desafios apresentados pela IA? O caso de Portugal e da Bélgica 

17 Março 2025

Ao contrário dos EUA, em Portugal as empresas (ainda) mantêm políticas de diversidade

6 Janeiro 2025

Joana Meneses Fernandes: “Os projetos servem para desinquietar um bocadinho.”

23 Dezembro 2024

“FEMglocal”: um projeto de “investigação-ação” sobre os movimentos feministas glocais

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Shopping cart0
There are no products in the cart!
Continue shopping
0