fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Rádio Neo Distorção: Uma rádio 100% portuguesa com foco na comunidade underground

Vem aí uma nova rádio, online, 100% portuguesa com foco no rock, punk, metal e…

Texto de Isabel Marques

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Vem aí uma nova rádio, online, 100% portuguesa com foco no rock, punk, metal e indie. A Rádio Neo Distorção. O pré-lançamento ocorrerá, já, em abril, através de um link privado, em exclusivo, para as pessoas que contribuíram no crowdfunding com pelo menos 20 euros. Oficialmente, a rádio será lançada em maio.

Numa etapa inicial, a equipa era constituída por três membros voluntários (Pedro Cardoso, Marta Amaral e Josué Monteiro). Ainda assim, recentemente, juntaram-se, a estes, mais dois membros (Carlos Martins e Rita Ferreira).

Em conversa com Marta Amaral começa por referir quais os objetivos do projeto. "Para além de dar a visibilidade às bandas, e aos artistas, na rádio, também queremos dar apoios aos mesmos, e ajudar sempre da melhor forma, para que estes possam ter um crescimento saudável."

A isto, acrescenta "queremos dar uma experiência diferente aos ouvintes através de uma rádio livre de tabus. Uma rádio que quer dar a oportunidade de dar a conhecer os novos talentos para estes se mostrarem ao mundo. Teremos também conversas abertas com bandas e concertos em estúdio."

Inicialmente, irá apenas funcionar, apenas, em regime online e por app. Para tal, contará com programas como: podcasts, programas e entrevistas com bandas e comunidades, em estúdio.

Para Maria a música underground é desvalorizada pelos "grandes" da indústria. "Por alguma razão muitas das bandas underground que vão para fora têm um sucesso tremendo no estrangeiro. E, nós acreditamos que elas podem ter esse mesmo sucesso, cá, com as táticas certas."

Aliás, foi a partir desta premissa que o projeto nasceu. "O Pedro (líder do projeto) é um grande apreciador de música, e sentia que havia uma falta da divulgação do meio musical underground, em Portugal. Isso, e a sua paixão, por rádio levaram-no, em 2016, no seguimento do seu projeto final de curso, a criar uma pequena rádio online, com o foco de dar a conhecer, e a divulgar, as pequenas bandas nacionais dentro dos géneros Rock/Metal/Punk", revelou.

Até à sua estreia, podes acompanhar o projeto através do instagram, e do twitter. Caso sejas artista musical, deste género, podes, ainda, entrar em contacto com a Rádio Distorção, de forma a partilhares os teus projetos pessoais ou coletivos.

Podes, ainda, contribuir para esta rádio portuguesa através do crowfunding, até 21 de abril.

Texto de Isabel Marques
Fotografia disponível via Pexels

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

17 Abril 2025

Estarão as escolas preparadas para os desafios apresentados pela IA? O caso de Portugal e da Bélgica 

17 Março 2025

Ao contrário dos EUA, em Portugal as empresas (ainda) mantêm políticas de diversidade

6 Janeiro 2025

Joana Meneses Fernandes: “Os projetos servem para desinquietar um bocadinho.”

23 Dezembro 2024

“FEMglocal”: um projeto de “investigação-ação” sobre os movimentos feministas glocais

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Shopping cart0
There are no products in the cart!
Continue shopping
0