Miguel Mazeda, mais conhecido por Guel Do It, criou um mural com mais de 200 metros quadrados, homenageando os profissionais de saúde no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia.

Mural do artista

A inauguração ocorreu no dia 20 de agosto e contou com a presença de representantes da Assembleia da República, nomeadamente o primeiro-ministro António Costa, e ainda com os representantes da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e de Espinho.

Considerado um dos 10 maiores talentos de Portugal pela NiT, Media Capital Digital e pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, o jovem artista de 24 anos procura acompanhar associações que prestam apoio à população face às suas necessidades básicas.
A Associação HELPO é uma das entidades com quem colabora na reabilitação do Empreendimento de Habitação Social das Saibreiras, em Ermesinde e que participou também na criação do mural através do projeto “Saibreiras: Pintar o Futuro”.                      

Mural do artista

A possibilidade de entreajuda e a concretização são as palavras-chave que alimentam o artista, “Se eu posso colorir o dia de uma criança e fazê-la acreditar que o mundo é melhor do que parece e que podemos viver o nosso próprio sonho, porque não? Espero que esses dias façam tão bem a essas crianças e jovens como me fazem a mim”, explica.

A Casa do Caminho, na Senhora da Hora (Matosinhos), conta também com o apoio do artista. A associação acolhe crianças e permite-lhes todos os bens necessários para o seu desenvolvimento integral.

Guel Do IT reúne uma vasta bagagem de trabalhos com instituições sociais e marcas como: a Adidas, BMW, Prozis ou Vitória Sport Clube. Um dos mais assinalados foi a transformação do aspeto visual interior do Estádio D. Afonso Henriques em parceria com o Vitória Sport Clube.

A “necessidade de ajudar quem mais precisa para vivermos num mundo melhor” é base da arte de Guel Do IT, ou melhor, da vida de Miguel Mazeda.

Texto de Patrícia Silva
Fotografias cedidas por Guel do IT

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.