fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A World For Travel: Évora recebe conferência sobre turismo sustentável

Nos dias 16 e 17 de setembro, Évora será palco do “Évora Fórum – A…

Texto de Patrícia Nogueira

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Nos dias 16 e 17 de setembro, Évora será palco do "Évora Fórum – A World For Travel". A primeira edição desta iniciativa reunirá toda a indústria do turismo e sector público e privado, na criação de uma plataforma comum que visa
contribuir para a transformação do Turismo numa atividade mais sustentável e responsável.

Pode o turismo ser, todo ele, sustentável? O Évora Fórum – A World For Travel” foi desenvolvido com o propósito de transformar a indústria do Turismo reunindo todos os stakeholders dos setores públicos e privados em torno de um
compromisso: a criação de um turismo sustentável. Christian Delom, Secretário Geral da “A World for Travel”, refere que o setor das viagens nunca teve de lidar com tanta pressão, "quer seja em relação ao meio-ambiente, ao clima, à tecnologia, à responsabilidade social, à segurança e aos riscos sanitários, tudo de forma simultânea", por isso, este evento vai, acima de tudo "abrir o caminho a uma a transformação inevitável do sector, para o bem da humanidade.”

A primeira edição do "A World for Travel" terá como foco temas no setor do turismo que urgem uma mudança, identificando as etapas que permitirão consolidar as soluções a serem implementadas. O evento, que junta mais de 140 oradores internacionais - especialistas reconhecidos da economia turística, do meio-ambiente, do urbanismo, da cultura e do património, climatólogos e especialistas no desenvolvimento aeronáutico e dos cruzeiros-, abordará temas intrínsecos à sustentabilidade, como variações do modelo económico, impacto climático, impacto ambiental do turismo, mudanças costeiras e marítimas, bem como políticas agrícolas e de neutralidade carbónica.

O explorador profissional e especialista em sobrevivência, Mike Horn (“Courage and Perseverance in Difficult Times” – Coragem e perseverança em tempos difíceis), Jean-Baptiste Lemoyne (Secretário de Estado do Turismo em França), Zurab Pololikashvili (Secretário Geral da OMT - Organização Mundial do Turismo) e Rita Marques (Secretária de Estado do Turismo em Portugal), são alguns dos oradores convidados a discutir o futuro do turismo em Évora. “O facto de este fórum conseguir juntar mais de 140 oradores de reputação mundial mostra não só a resiliência do nosso setor, mas também o compromisso e a dedicação dos seus líderes para resolver com urgência os problemas que enfrentamos. Esperamos com entusiasmo a presença de toda a indústria em Évora, neste que acreditamos que será um evento marcante.”, diz Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo.

Sobre a temática que é mote para este evento, Taleb Rifai, Co-Chair, Global Travel and Tourism Resilience Council, diz que, a "sustentabilidade não é, nem mais, nem menos, do que assegurar a vida no planeta para as gerações futuras. Lutamos para preservar o meio-ambiente para que as gerações futuras possam viver com uma boa qualidade de vida. É a razão pela qual temos de lidar também com a sustentabilidade social, económica e política. Esses modelos contam tanto quanto as políticas ambientais para sustentar uma qualidade de vida universal. A dificuldade reside na inovação e na gestão, ambos essenciais para seguir em frente, progredir seguindo um objetivo e crescer de forma verdadeiramente sustentável.”

Este evento, tem o valor de 95€ e terá a participação limitada a 350 pessoas - cuja inscrição pode ser feita, aqui -, sendo que uma parte significativa da receita das inscrições reverterá para diversas organizações na área da sustentabilidade. O evento também contará com uma transmissão em direto online.

Texto por Patrícia Patrícia Nogueira
Fotografia disponível via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a sustentabilidade em Portugal, clica aqui

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

6 Novembro 2025

Ovar Expande: ser cantautor para lá das convenções

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

29 SETEMBRO 2025

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0