Abriram as candidaturas para a vigésima-sexta edição do Prémio Nacional de Ilustração (PNI), atribuído pela Direção-Geral do Livro (DGLAB). Até ao dia 17 de junho, ilustradores portugueses ou residentes em Portugal podem enviar as suas candidaturas para concorrer ao valor de 10 mil euros.
O prémio distingue um conjunto de ilustrações originais publicadas em livro durante o ano anterior à abertura do concurso. O vencedor recebe 10 mil euros, além de um apoio no valor de 1500 euros para a participação na Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha de 2023. Fornecendo o mesmo apoio, a DGLAB também destaca o trabalho de duas Menções Especiais.
As candidaturas, compostas pelo currículo do profissional e quatro exemplares da obra a concorrer, devem ser entregues em mão ou enviadas por via postal para a morada disponível no regulamento.
O PNI é promovido desde 1996, com o objetivo de reconhecer e fomentar a ilustração de livros. André Carrilho foi o artista reconhecido na última edição, pela publicação “A Menina com os Olhos Ocupados”, da Bertrand Editora, cujas ilustrações estampam o regulamento deste ano.