fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

AgitÁgueda 2019: em julho, todos os caminhos vão dar a Águeda

De 6 a 28 de julho, as ruas de Águeda, enchem-se para o AgitÁgueda 2019,…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

De 6 a 28 de julho, as ruas de Águeda, enchem-se para o AgitÁgueda 2019, um festival multifacetado que conta com arte urbana, concertos, body paiting, animação de rua, gastronomia, artesanato, atividades desportivas e muito mais.

Durante 23 dias, a cidade de Águeda volta a encher-se de milhares de chapéus-de-chuva coloridos para receber a 14ª edição do AgitÁgueda, que prevê inúmeras instalações de arte urbana que fazem das ruas da cidade, uma galeria a céu aberto. Águeda abre as portas para a arte com o objetivo de dinamizar a cidade, e tornar-se num evento importante da cidade. O cartaz musical do festival anuncia agora as primeiras confirmações de artistas nacionais e internacionais. Na lista dos primeiros nomes estão Gipsy Kings, a banda de raízes ciganas que conta com 40 anos de carreira, Calema, banda de António e Fradique Ferreira, cujas canções já fazem parte de bandas sonoras de telenovelas portuguesas e ainda o brasileiro Vitor Kley, fenómeno das redes sociais no Brasil, vem agora até Águeda.

Os mais novos estão também incluídos na programação cultural do festival com o AgitaKids, assim como inclui-se na mesma a Feira de Artesanato, espetáculos de rua, performances, o Carnaval Fora D’Horas, um palco para DJ’s, e ainda 45 tasquinhas que pretendem mostrar o melhor da gastronomia do concelho.

Um dos principais destaques desta edição é o reforço de iniciativas de proteção ambiental. De 6 a 7 decorrerá o habitual Encontro Internacional de Estátuas Vivas, e em simultâneo, o I Encontro de Estátuas Vivas “Júnio”, cujo tema central é o “Ambiente”, com o intuito de sensibilizar a população jovem. E ainda, “As Criaturas da Água” será o tema da edição deste ano do AgitÁgueda Bodypainting, numa analogia ao tópico da contaminação e poluição das águas, em que cada equipa criativa terá de recolher lixo plástico junto aos cursos do rio Águeda e com ele criar painéis que servirão de pano de fundo às pinturas corporais que serão apresentadas nas ruas da cidade. Haverá ainda uma formação intensiva em body painting com a israelita Rotem Lots-Zaident, campeã Mundial de Bodypainting em 2018.

Estão ainda por anunciar mais informações acerca da programação cultural dos 23 dias do festival.

Texto de Rita Matias dos Santos
Fotografia de Ricardo Resende disponível via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

13 Outubro 2025

Estamos a oferecer convites duplos para a sessão de abertura do Doclisboa, com o filme “With Hasan in Gaza”

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

10 Outubro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

9 Outubro 2025

 Dar uma volta com Cristina Planas Leitão

9 Outubro 2025

Fica a conhecer Diovo, vencedor de Ilustração na MNJC24

9 Outubro 2025

Vem ao lançamento da Revista Gerador 46, uma edição sobre inseminação caseira

9 Outubro 2025

Estará o centro histórico de Sintra condenado a ser um parque temático?

8 Outubro 2025

Carolina, Lisboa faz-te feliz? Vê a primeira entrevista deste projeto

8 Outubro 2025

Investigadora Sheila Khan orienta laboratório sobre o poder da linguagem no festival MIL

7 Outubro 2025

Fronteira

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

29 DE SETEMBRO

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0