A peça “Ainda Marianas” estreia dia 21 de abril no Teatro Nacional D. Maria II. O espetáculo aborda temáticas como a paixão, a clausura feminina, a escrita, o sentimento de isolamento e abandono, a guerra, fazendo um paralelo inequívoco e crítico da sociedade portuguesa atual.
O argumento é baseado na obra literária Novas Cartas Portuguesas, que foi publicada pelas escritoras Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa em 1972, e que, desde então, ficariam conhecidas internacionalmente como “as três Marias”. Atualmente, a obra é protagonizada por Ana Baptista, Rita Cabaço e Teresa Coutinho.
As Novas Cartas Portuguesas foram escritas na época da ditadura e proibida a sua divulgação pela censura. A obra, ainda hoje, é dos livros portugueses mais traduzidos em todo o mundo.

Segundo apresentação da peça no site do Teatro Nacional D. Maria II, as autoras Catarina Rôlo Salgueiro e Leonor Buescu pretendem trazer uma representação histórica da época e “convocar uma reflexão em torno da memória coletiva de um país, da sua gente e do seu tempo”.
A peça estará em cena até dia 8 de maio.