A Renault Portugal e a Associação Aldeias Históricas de Portugal assinaram um protocolo de colaboração com vista a tornar a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, na Guarda, a primeira localidade de Portugal Continental com mobilidade 100% sustentável – livre de emissões de CO² e de ruído.

Em colaboração com o município de Figueira de Castelo Rodrigo, um conjunto de modelos elétricos Renault (Twizy, Twingo Electric, ZOE e Kangoo Z.E.) será disponibilizado aos residentes e profissionais que exercem atividade no território, bem como aos visitantes da aldeia. A opção não terá qualquer custo para os utilizadores.

A iniciativa da parceria insere-se no eixo estratégico “Mobilidade urbana inclusiva e sustentável”. Um projeto que será objeto de monitorização e que irá permitir aos diferentes utilizadores o acesso a uma mobilidade sustentável, inclusivamente como transbordo para os visitantes que recorrerem à ferrovia como forma de deslocação.

Este projeto vai ainda de encontro à estratégia que a associação tem desenvolvido na promoção da competitividade assente no princípio da sustentabilidade. O objetivo é tornar as Aldeias Históricas de Portugal líderes em inovação nos territórios de baixa densidade.

Denote-se que, ainda este ano, as Aldeias Históricas de Portugal voltaram a receber a certificação BIOSPHERE DESTINATION. Uma distinção da GSTC – Global Sustainable Tourism Council, a entidade que, à escala global, estabelece os pressupostos de um turismo sustentável, de acordo com as orientações da UNESCO e da Carta Mundial de Turismo Sustentável. 

Localizado no quadrante Nordeste do Distrito da Guarda, o concelho de Figueira é constituído por 10 freguesias, distribuídas por uma área de 508,57 km 2 .

Texto de Isabel Marques
Fotografia disponível via facebook ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL