fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Anjo Solidão: Gabriel Ferrandini em performance magistral na Fundação Champalimaud

Nos dias 30 de setembro e 1 de outubro, pelas 20h00, o músico Gabriel Ferrandini…

Texto de Carolina Franco

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Nos dias 30 de setembro e 1 de outubro, pelas 20h00, o músico Gabriel Ferrandini faz do anfiteatro ao ar livre da Fundação Champalimaud a sua casa de experimentação. “Anjo Solidão” é uma performance onde o acústico e os sons amplificados se encontram com a escultura de Vasco Futscher, que assume um papel central.

Em 2019, a BoCA - Biennial of Contemporary Arts fez-lhe um convite que propôs que saísse da sua zona de conforto. Estreou, assim, a sua primeira criação de palco, “Rosa. Espinho. Dureza”, uma dramaturgia cénica em três atos — Trabalho, Sexo e Amor. Desde então, Ferrandini tem continuado a estabelecer diálogos com artistas das mais diversas áreas. Desta vez, na altura em que lança “Hair of the Dog”, o seu mais recente álbum e também a sua estreia a solo, agrega a multidisciplinariedade que tem composto a sua carreira jazzística.

Neste “Anjo Solidão”, além da escultura de Vasco Futscher conta com o trabalho de Miguel Abras — responsável pelo material de síntese digital, e com quem já havia colaborado na produção de “Hair of the Dog” — e com Hélder Nelson no desenho de som. A estes momentos magistrais de performance juntam-se ainda coristas do Coro Gulbenkian, que esticam os limites do canto lírico. 

Gabriel Ferrandini integra um grupo de mais de 40 artistas contemporâneos que fazem esta edição da BoCA, cujo mote Prove You Are Human pretende “ativar uma empatia radical com a história, reescrevendo e reinscrevendo narrativas coletivas no presente que, por um lado, proponham a abertura da história a uma coexistência biodiversa a múltiplas vozes e, por outro, respondam às urgências de um mundo contemporâneo em crise, provocado sobretudo pelas alterações climáticas”.Descobre a programação completa da BoCA e destaques desta semana — como a performance de Miles Greenberg, “Water in Heatwave”, em Lisboa, e o encontro de António Poppe com La Familia Gitana, em Faro —, aqui

Fotografia de Carolina Pimenta
O Gerador e a BoCA são parceiros

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

24 Outubro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

23 Outubro 2025

MNJC: conhece aqui os criadores selecionados para a edição de 2025

22 Outubro 2025

O que tem a imigração de tão extraordinário?

22 Outubro 2025

Madalena, Lisboa faz-te feliz? Vê a terceira entrevista deste projeto

21 Outubro 2025

Fica a conhecer Rodrigo Pereira Esteves, vencedor de dança na MNJC24

20 Outubro 2025

Residências Insubmissas Gerador: pensar a Palestina em voz alta

20 Outubro 2025

João Joanaz de Melo: “Continuamos a ter um paradigma socioeconómico de olhar para o nosso umbigo”

17 Outubro 2025

Horizontes Vivos: vem refletir sobre ética e direitos de autor no jornalismo

17 Outubro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

16 Outubro 2025

Fica a conhecer Bernardo Machado, Gonçalo Tavares e Sofia Bodas de Carvalho, vencedores de declamação na MNJC24

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

29 DE SETEMBRO

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0