"#AOVIVOOUMORTO junta-te à fila" é o mote de uma concentração, a realizar no dia 17 de Outubro, pelas 15h00, em Lisboa (Lux-Frágil), no Porto (Maus Hábitos), em Évora (SHE Sociedade Harmonia Eborense) e Viseu (Carmo 81), promovida pelo Circuito - Associação Portuguesa de Salas de Programação de Música.

A manifestação pretende assumir a forma de uma fila de entrada para um clube ou uma sala de espectáculos, para a qual são convidados artistas, profissionais da cultura e público. O cartaz já foi assinado por mais de 300 artistas, que se juntam ao apelo para a "implementação urgente de medidas de apoio e estratégias públicas de proteção e valorização deste setor", face ao risco de desaparecimento das salas.

"Circuito é a principal rede nacional para a valorização, proteção e desenvolvimento das salas e clubes com programação própria de música popular ao vivo." Ao todo, as 27 salas que o constituem "promoveram, em 2019, 7.537 atuações musicais, envolvendo dezenas de milhares de autores, intérpretes e outros profissionais do espetáculo, para uma audiência de 1.178.847 pessoas", lê-se no site da associação.

Texto de Raquel Botelho Rodrigues

Fotografia de Edward Cisneros, via Unsplash