A candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura 2027 vai ter dois mandatários para a juventude. Estes serão escolhidos através do concurso de ideias BI2047, que propõe a jovens, nascidos a partir de 1997, imaginar como será a Beira Interior em 2047, quando completa 20 anos depois de ser distinguida como capital europeia da Cultura.

"Como será a região da Beira Interior em 2047, vinte anos depois da capital europeia da cultura? Que herança vai deixar na região a realização desta iniciativa?", lê-se no comunicado de imprensa.

Se esta população transporta o sonho para a região onde vive, se ela carrega a semente do que pode desabrochar, "as suas ideias e imaginação devem ser o nosso ponto de partida”, justifica o director executivo, Pedro Gadanho.

"Para concorrer, basta seguir três passos. Descrever a ideia em menos de 100 palavras (juntar ilustração se necessário), apresentar numa página A4 e enviar a proposta em formato PDF para o e-mail bigideas@Guarda2027.pt. O prazo limite para envio das ideias é as 24h00, do dia 16 de março de 2020", informa o mesmo. O regulamento está disponível aqui.

Será seleccionado um vencedor do sexo masculino e outro do sexo feminino, os quais serão intitulados de mandatários da Joventude, sendo sua função acompnhar o processo de candidatura e representar os jovens. 27 destas sugestões serão apresentadas no Dia Mundial da Juventude, a 30 de Março, em local e horário a anunciar.

Mais informações podem ser obtidas em www.guarda2027.pt ou através do e-mail comunicacao@guarda2027.pt.

Texto de Raquel Botelho Rodrigues
Imagem cedida pela assessoria de imprensa