A Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa, recebe até Novembro um ciclo de conferências sobre a História da Pobreza e da Fome, coordenadas por Ana Isabel Queiroz, do Instituto de História Contemporânea (IHC) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa.

Com 4 conferências já decorridas, a próxima conferência tem data marcada para o dia 3 de Outubro, às 18h, e traz a professora da Universidade de Sussex Vinita Damodaran, com o título da conferência ainda por anunciar. No dia 14 de Novembro, terá lugar a última conferência do ciclo, que traz o professor da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Augusto Deodato Guerreiro, com o título “Condições ambientais: da exclusão à equidade”.

Ao mesmo tempo que o ciclo de conferências decorre também um ciclo de oficinas, com a duração de um dia de trabalho, dividido em duas sessões com três intervenções cada: a primeira decorre das 9:30 às 12h45 e a segunda das 14h às 17h15. Os participantes (com um máximo de 30) são chamados a intervir activamente num processo de análise e reflexão, discutindo textos de cerca de 1000 palavras, preparados pelos intervenientes e distribuídos com 8 dias de antecedência. A próxima oficina a decorrer será no dia 3 de Outubro, no mesmo dia que a conferência, sob o título “Contextos Coloniais”, com a organização a ficar a cargo de Pedro Aires Oliveira (IHC – FCSH) e Bárbara Direito (CIUHCT – FCT).

Podes consultar o programa completo do ciclo de conferências e do ciclo de oficinas aqui.
As inscrições para as oficinas são obrigatórias e podes fazê-las aqui.

Texto de Francisco Cambim
Fotografia de Thomas Kelley disponível Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.