Até dia 30 de setembro a Bolsa de Instrumentos PédeXumbo tem candidaturas abertas para o programa de empréstimo de instrumentos musicais tradicionais. Este é um programa em que os candidatos recebem gratuitamente um instrumento para levar para casa, de modo a descobrirem as suas potencialidades.

Na edição de 2018/2019 da Bolsa de Instrumentos PX estão disponíveis para empréstimo dois acordeões de botões, um bandolim, um cavaquinho, três concertinas, duas flautas de tamborileiro, duas gaitas-de-fole galegas, duas gaitas-de-fole transmontanas, uma rabeca brasileira, uma viola amarantina, uma viola braguesa, uma viola campaniça e uma viola da terra.

Pretendendo estimular a divulgação da música tradicional e dos seus instrumentos, os instrumentos que compõem a Bolsa são raros, ou porque são artesanais existindo poucos exemplares, ou porque apesar de serem produtos industriais estão confinados a uma tradição local específica,  não sendo distribuídos na maioria das lojas de música. Noutros casos, estão pouco presentes nas escolas de música, academias e grupos musicais nacionais.

Com vista a contrariar este ciclo, a PédeXumbo adquiriu ou recebeu como doação ao longo dos anos um espólio de instrumentos de música tradicional e decidiu disponibilizá-lo, de forma gratuita, às pessoas que se mostrem interessadas em experimentá-lo pelo período de 9 meses.

As candidaturas estão abertas a todos os residentes em Portugal continental, não sendo necessária experiência musical prévia. Basta apenas que o candidato tenha vontade de aprender a tocar um dos instrumentos musicais disponíveis. As candidaturas de empréstimo estão abertas até dia 30 de setembro aqui. O período de empréstimo do instrumento é de outubro de 2018 a julho de 2019.

Cartaz da Bolsa de Instrumentos PX 

Texto de Andreia Monteiro
O Gerador é parceiro da  Associação PédeXumbo

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal clica aqui.