A primeira edição da Bolsa Gerador GEOTA vai apoiar a jornalista Inês Loureiro Pinto na concretização de uma reportagem sobre guarda-rios, uma profissão que existiu em Portugal entre os séculos XVIII e XX e que tinha como responsabilidades a salvaguarda dos cursos de água, a fiscalização de extrações ilegais de areias, pesca clandestina, descargas de efluentes, vigia de obras e cortes de árvores, aplicação de multas, o policiamento de áreas inundadas e a avaliação de madeiras e terrenos do Estado.
Apesar de extinta em 1995, nos últimos anos, várias autarquias têm vindo a recuperar esta figura de forma a responder à degradação dos rios e da sua biodiversidade. A reportagem, com publicação prevista para novembro de 2025, vai navegar entre o passado e o presente dos guarda-rios, pretendendo traçar um perfil do atual estado dos rios e destacar as principais ameaças à sua preservação.
Esta bolsa resulta de uma parceria entre o Gerador e o GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente e é financiada pela Donors’ Initiative for Mediterranean Freshwater Ecosystems – DIMFE.
As candidaturas estiveram abertas até dia 25 de junho. Recorda o regulamento aqui.